Temperaturas podem ultrapassar 40º em nova onda de calor no Brasil 

Mudanças climáticas
Mudanças climáticas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ano está chegando ao fim, mas o impacto das mudanças climáticas não – uma nova onda de calor pode provocar temperaturas acima dos 40º graus em oito estados brasileiros. A previsão é que o aumento da temperatura aconteça a partir da próxima quinta, 14, conforme informa o site especializado Climatempo. 

Essa onda marca o fim da primavera, que se encerra no dia 20 de dezembro, e o começo do verão, no dia 22. O fenômeno se deve à atuação de uma área de alta pressão em áreas do centro-sul do Brasil, o que vai deixar o ar mais seco por uma sequência de dias. 

As temperaturas podem ficar 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. A partir desta quinta-feira, dia 14 de dezembro, o termômetro pode ficar acima dos 37°C no interior de São Paulo – principalmente norte e oeste paulista, no noroeste de Minas, em quase todo o Centro-Oeste, interior da Região Nordeste, e na Região Sul, com destaque para o norte e oeste do Paraná, Santa Catarina e na maioria das áreas Rio Grande do Sul. 

A expectativa é que ao longo do fim de semana o calor aumenta nestas ainda mais nestas regiões, podendo chegar a 42º em Mato Grosso do Sul, sul e leste de Mato Grosso (incluindo Cuiabá), oeste e pontos do sul de Goiás/noroeste de Minas Gerais e em parte do oeste da Bahia, região do Vale do São Francisco. 

Apesar da expectativa de temperaturas bastante elevadas, este evento de calor intenso não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores – ainda assim requer muita atenção. 

Esta é a sexta onda de calor consecutiva em 2023. A pior onda registrada até agora aconteceu em julho, com registro de temperaturas recordes para o mês. O calor ficou ainda mais intenso em agosto, setembro, outubro e, mais recentemente, novembro.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais: