A busca por métodos alternativos para conseguir alcançar o equilíbrio emocional, ligado à saúde mental, vem ganhando mais força nos últimos anos. Segundo a terapeuta Cristiane Hirata, as terapias integrativas ou holísticas, vêm lembrar que o ser humano é mais que um corpo físico; é energia, memórias, consciente, mente e emocional.

Segundo Hirata, as terapias holísticas complementam os tratamentos convencionais da medicina e observam as origens dos sintomas. “A pandemia está acentuando os sintomas que já existiam, por exemplo, ansiedade, síndrome do pânico e transtornos psíquicos, que podem vir à tona em um momento difícil. Essas terapias trazem um momento de autoconhecimento e de observar quais são as origens desses sintomas”, afirmou.

De acordo com a terapeuta, essas práticas integrativas complementares em saúde, já estão sendo incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Os estudos a respeito das terapias integrativas estão sendo cada vez mais reconhecidos”, esclareceu.

Para Cristiane Hirata a pandemia do coronavírus (Covid-19), por ser um momento em que as pessoas estão ficando mais tempo em casa, traz também à tona uma possibilidade da solucionar traumas.

“É importante observar de uma forma positiva e procurar coisas legais e úteis para fazer. É necessário também não ficar lendo apenas notícias negativas, focar também, no caso da pandemia do coronavírus, no número de pessoas recuperadas. Precisamos cuidar da mente também”, explicou.

Confira na íntegra o Tom Maior #59 desta quarta-feira (22)