Desde a implantação do novo sistema de validação dos créditos no Cartão Fácil, muitos usuários do transporte coletivo têm tido dificuldades de concluir a operação. De acordo com o RedeMob Consórcio, entre os questionamentos está na hora da recarga dentro dos ônibus.

“Os clientes não estão percebendo a validação dos créditos. Com isto, eles acabam se deslocando para as máquinas situadas nos terminais em busca da confirmação, formando filas nos terminais de autoatendimento, e se deparam com mensagens informando que não existem créditos para serem baixados. Após receberem orientações, percebem que os créditos adquiridos já estão disponíveis no cartão”, explica a gerente Sitpass, Flávia Tillmann.

Para evitar filas, os passageiros do transporte coletivo que adquirem créditos pela internet ou que recebem vale-transporte devem ficar atentos ao novo sistema quando utilizarem o Cartão Fácil. No momento de passar o cartão para leitura nas novas máquinas, instaladas no último sábado nos ônibus e nos terminais de integração na região metropolitana, é preciso prestar atenção no visor de leitura para ver a mensagem de confirmação de validação dos créditos.

Com o novo sistema de bilhetagem implantado no último sábado, o saldo de crédito de compras virtuais e do vale-transporte podem ser validados direto em todos os novos validadores amarelos instalados nos ônibus, estações e terminais de integração. A recarga acontece de forma automática quando o Cartão Fácil for posicionado no novo validador, que irá baixar o crédito no próprio equipamento. O novo sistema traz mais conforto para o cliente que passa a não precisar se deslocar para uma das lojas de recarga ou na loja do Sitpass na Rua 4 do centro para fazer a validação da recarga.

Quando finalizada a implantação do projeto no decorrer deste ano, além de oferecer maior conveniência aos clientes, agregar novas formas de pagamentos (cartões de crédito e débito) e facilitar os deslocamentos pelas cidades, o novo sistema vai contribuir com o planejamento operacional nas respostas das complexas perguntas sobre o desenho da rede, além de mitigar fraudes nos cartões de gratuidades.