Tatiana Weston Webb conquistou, nesta segunda-feira (30), a tão desejada medalha de ouro no surfe feminino nos jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Com a conquista, o Brasil passou o México e assumiu a segunda colocação no quadro geral de medalhas, completando, ao todo, 36 de ouro, 43 de prata e 37 de bronze.
No sábado (28), o Brasil figurava em 4º colocado no ranking de medalhas, mas o final de semana foi espetacular para o país. Só no sábado foram conquistadas 6 medalhas de ouro, e no domingo vieram mais 8.
Classificação atual: Em primeiro, os Estados Unidos com 70 medalhas de ouro, em segundo, o Brasil com 36, o México em terceiro com 35 e o Canadá em quarto com 33.
Paris 2024
Além do mais, o Brasil já superou os resultados atingidos no último Pan, em Lima. O Time garantiu, até o momento, mais de 35 vagas olímpicas, sendo que em Lima foram 29. A conquista veio com a dupla mista de tênis de mesa formada por Bruna Takahashi e Vitor Ishiy, que se classificaram nesta segunda-feira (30), passando para a final da modalidade.
Essas 35 vagas estão distribuídas em 7 modalidades diferentes: boxe, handebol, hipismo, pentatlo moderno, tênis de mesa, tênis e natação.
Para Rogério Sampaio, Diretor-Geral do Comitê Olímpico Brasileiro, o objetivo do país no Pan era conquistar o maior número de vagas possíveis para Paris 2024: ” Entendo que o primeiro passo foi dado, mas nossa ideia é continuar classificando.”
Final do Surfe
Como todos previam, a prova foi complicada. Tati estava atrás no placar faltando apenas 5 minutos para o fim da bateria, mas, em sua última onda, a gaúcha conseguiu uma nota de 7.33, deixando a canadense para trás.
No final, a brasileira somou, com as suas duas notas, 12.33, enquanto a rival não passou dos 10.13.
Leia mais: