Tite fez a primeira convocação após a Copa do Mundo (Foto: Pedro Martins/Mowa Press)

 

Na primeira convocação após a Copa do Mundo, o técnico Tite decidiu reformular boa parte da seleção brasileira, com a presença de cinco jogadores que jamais haviam sido convocados, além da exclusão de nove nomes que estavam na Rússia 2018. As principais ausências ficaram por conta de Marcelo, Miranda, Fernandinho e Gabriel Jesus, todos titulares na partida que eliminou o Brasil, nas quartas de final, contra a Bélgica. Os 23 convocados disputarão dois amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, nos dias 7 e 11 de setembro, com cobertura da Sagres 730, direto do país norte-americano.

A grande surpresa da convocação foi a presença do goleiro Hugo, do Flamengo, de apenas 19 anos. Antes de ser questionado pelos jornalistas, Tite disse que em todas as convocações daqui em diante terão um jogador com idade inferior a 20 anos. Apesar de ter sido chamado para defender a seleção, Hugo jamais disputou uma partida como profissional.

Sobre as ausências de titulares da Copa do Mundo, o treinador justificou que o projeto é de quatro anos para a Copa do Catar, em 2022.

“Dentro da lógica que colocamos, temos um objetivo a curto prazo que é importante. Em cada setor do time, eu trouxe um atleta que esteve na Copa e outro que não estava para dar oportunidade. É inquestionável falar da Copa que fez o Miranda, o Gabriel Jesus ou Marcelo”, explicou o treinador.

Ainda na entrevista coletiva, Tite foi questionado várias vezes sobre a campanha decepcionante da seleção brasileira na Copa do Mundo, que parou nas quartas de final para a Bélgica, derrota por 2 a 1.

“Confesso que acordo duas da manhã cabeceando a bola do (Roberto) Firmino, chutando a bola do Gabriel Jesus e tirando a mão do Courtois. Mesmo com o desempenho que tivemos do início ao final. Se tivéssemos chegados na semifinal, seria mais justo. O melhor futebol da Copa. Fiquei amargo, doído, por não ter chegado mais à frente”, explicou o treinador.

NEYMAR

O treinador também saiu em defesa de Neymar. Jogador mais criticado do Mundial por conta dos exageros e simulações, o atacante foi convocado mais uma vez e recebeu o apoio de Tite.

“Comentários de outros profissionais, eu não vou fazer, não vou responder ou conceituar. Só digo que na medida que você pergunta se houve exageros nas críticas, a resposta está implícita. Não preciso externar opinião sobre tudo. Neymar conosco merece elogios pelo comportamento, pelo processo de recuperação, disciplina que teve. Lembro perfeitamente falei com o Muricy e ele disse que nunca teve problema com o Neymar. E eu reproduzo o que ele colocou. Quando ele foi cobrado com o Coutinho, ele não reclamou mais da arbitragem”, concluiu

VEJA A LISTA 

GOLEIROS

Alisson (Liverpool)

Hugo (Flamengo)

Neto (Valencia)

DEFENSORES

Alex Sandro (Juventus)

Dedé (Cruzeiro)

Fabinho (Liverpool)

Fagner (Corinthians)

Felipe (Porto)

Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (PSG)

MEIAS

Andreas Pereira (Manchester United)

Arthur (Barcelona)

Casemiro (Real Madrid)

Fred (Manchester United)

Lucas Paquetá (Flamengo)

Phillipe Coutinho (Barcelona)

Renato Augusto (Beijing Guoan)

ATACANTES

Douglas Costa (Juventus)

Firmino (Liverpool)

Neymar (PSG)

Pedro (Fluminense)

Willian (Chelsea)

Éverton (Grêmio)