Tocantins distribui mudas para marcar o Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas

Com o objetivo de incentivar a população de Palmas a promover o plantio de árvores e contribuir com iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável da cidade, o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) promoveu nesta quinta, 16, a distribuição de mudas para marcar o Dia da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.  

Ao todo foram distribuídas três mil mudas de 12 espécies nativas do cerrado. A gerente de suporte ao desenvolvimento socioeconômico do Naturatins, Vanessa Brás, explicou a ação e a importância da adesão da população para  

“Escolhemos essa data que acontece desde 2011 em todo o território brasileiro justamente nessa tentativa de incentivar a população que pequenas ações podem reduzir os impactos das mudanças climáticas. Quando pensamos em mudança climática, pensamos em efeito estufa, aquecimento global e dióxido de carbono, e as plantas retiram esse dióxido de carbono pela fotossíntese. Então assim, uma simples muda, cinco por pessoa, pode parecer pequeno, mas já são um grande passo”, pontuou.  

Leia mais:

A ação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 da Organização das Nações Unidas (ODS 13 da ONU) que em sua Meta 13.3 prevê a melhoria da educação, aumento da conscientização e da capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto, além do alerta precoce da mudança do clima. 

Espécies do Cerrado 

As mudas são cultivadas em viveiro pelos membros da Brigada Gavião Fumaça, que atuam no combate do fogo, e em outras ações do órgão, promovendo a conscientização ambiental. Vanessa Brás explicou ainda a escolha das espécies. 

“Essas espécies são todas típicas do cerrado justamente na tentativa de valorizar a nossa riqueza natural que tem além das espécies frutíferas, a beleza cênica não tem igual. Essa também foi uma das nossas propostas”, explicou.  

Estephanne Gomes escolheu os Ipês Amarelos

Os ipês amarelos foram a escolha da servidora pública Estephanne Gomes Amaral, que visitou a tenda de distribuição de mudas logo cedo. Segundo Estephanne, o hábito do plantio de árvores é presente na família e ela considera fundamenta que as pessoas sejam conscientizadas sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.  

“Eu acho muito importante o plantio das árvores na nossa cidade, não só no meu quintal, mas na cidade como um todo. O meu avô faz um trabalho relacionado a isso, alguns eu peguei até pra ele, que planta em espaços vazios. Tem a beleza e também as arvores frutíferas que quando crescer, vão dar frutos”, ressaltou.  

Mediante um breve cadastro, cada morador interessado pôde levar até cinco mudas. Ao realizar o cadastro, foi feita a distribuição de cartilhas explicativas sobre as particularidades do plantio e cultivo de cada espécie. Nesta ação foram distribuídas mudas de Gonçalo Alves, Tarumã, Açaizeiro, Ipê Roxo, Jatobá, Aroeira, Baru, Fava de Bolota, Caroba, Caraíba, Ipê Amarelo e Ipê Rosa.