Dezenas de jovens catalães foram contemplados na manhã desta sexta-feira (17) com a formatura da primeira edição do Demà Jove. O programa realizado em Barcelona, na Espanha, é inspirado no Programa Jovem Aprendiz da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) em Goiás e em todo o Brasil há mais de 27 anos.

A solenidade de entrega dos diplomas aos jovens aconteceu no auditório da Fundació Catalana de l’Esplai, a Fundesplai, em Barcelona. O evento contou com a presença da vice-diretora de Políticas Ativas do Governo da Catalunha, Susana Díaz, e da diretora geral da Fundesplai, Cristina Rodriguez.

“É um momento de grande alegria e de muita emoção. Ressalto as palavras usadas pelos próprios jovens para falarem de suas experiências neste ano, que puderam aprender trabalhando e mudar as suas realidades”, destaca Cristina Rodriguez.

Foto: DemàJove/Fundesplai

Nas redes sociais, a Fundesplai celebrou a formatura dos jovens nesta primeira edição do programa de formação.

“Terminamos a primeira edição do #DemàJovem! É um projeto de melhoria da empregabilidade dos jovens através da formação, acompanhamento e práticas laborais nas áreas administrativa, de práticas na cozinha e de monitoramento na educação infantil. Esta primeira experiência foi muito enriquecedora para todas as pessoas que participaram. Muito obrigado a todos os jovens pela participação, esforço e vitória!!”, publicou a instituição.

Demà Jove

Programa de dupla formação profissional e ocupacional, o Demà Jove tem como objetivo melhorar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Ele dá continuidade ao Jovem Valor, realizado entre 2017 e 2021. Nesta primeira edição, os jovens se formaram e fizeram o acompanhamento e as práticas laborais em três projetos: administrativo, práticas na cozinha e de monitoramento na educação infantil.

As duas etapas do Demà Jove consistem na obtenção de um certificado de profissionalismo e o período de um ano de trabalho com contrato de formação. Além da Espanha, jovens de outros países da Europa como Holanda, Roménia, Suécia, Itália e Portugal também passarão a integrar o programa.

No Brasil, a tecnologia social de inclusão juvenil a partir do trabalho e da formação é realizada pela Demà Jovem by Renapsi.

Evento contou com a presença da diretora geral da Fundesplai, Cristina Rodriguez, e da vice-diretora de Políticas Ativas do Governo da Catalunha, Susana Díaz (Foto: DemàJove/Fundesplai)

Leia mais