O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na quarta-feira (14), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O Todos Pela Educação disponibilizou um material com os principais destaques.

A comparação entre os resultados do Ideb 2023 e 2019 revela cenários distintos, dependendo do componente analisado. As taxas de aprovação (indicador de rendimento) melhoraram em todas as etapas, uma notícia positiva para o setor. No entanto, a nota padronizada (indicador de desempenho), que reflete a aprendizagem dos estudantes, permanece abaixo dos níveis observados em 2019, pré-pandemia.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, o Ideb 2023 se manteve em 5,7, o mesmo índice de 2019. Este resultado reflete a redução no indicador de aprendizagem (de 6,02 para 5,91) e o aumento no indicador de fluxo (de 0,94 para 0,97). Apenas seis estados conseguiram evoluir na aprendizagem dos estudantes, com destaque para Alagoas, Maranhão e Ceará.

Já os estados com maior retrocesso foram Mato Grosso do Sul, São Paulo e Roraima. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ideb da rede pública em 2023 foi de 4,7, um leve crescimento em relação a 2019 (4,6). O resultado foi impulsionado pela queda no indicador de aprendizagem (de 5,21 para 5,10) e o crescimento no indicador de fluxo (de 0,89 para 0,93).

Estados

Seis estados apresentaram avanços na aprendizagem, com destaque para Amapá, Alagoas e Pará, enquanto os maiores retrocessos ocorreram em Mato Grosso do Sul, Rondônia e Minas Gerais. No Ensino Médio, o Ideb 2023 na rede estadual foi de 4,1, acima dos 3,9 registrados em 2019.

Embora o indicador de aprendizagem tenha caído (de 4,54 para 4,45), o indicador de fluxo aumentou (de 0,85 para 0,92). O Pará, Amapá, Amazonas e Piauí foram os estados com os maiores avanços na aprendizagem, enquanto o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul apresentaram os piores retrocessos.

Um ponto crítico foi a ausência da divulgação dos resultados do Saeb para o 2º ano do Ensino Fundamental, essenciais para avaliar a alfabetização das crianças no período pós-pandêmico. A avaliação da aprendizagem é essencial para entender o desempenho dos estudantes em nível nacional.

Saeb

No Brasil, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realiza esse acompanhamento por meio de provas aplicadas pelo Inep aos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Já o Ideb combina esses resultados com o fluxo escolar para gerar o principal indicador de qualidade da educação no país.

O Saeb 2021 foi a primeira avaliação pós-pandemia, realizada em um período ainda marcado por aulas remotas e o retorno gradual ao presencial. A taxa de participação dos estudantes caiu cerca de 10 pontos percentuais em relação a 2019, impactando a análise dos resultados.

Além disso, as variações nas políticas de aprovação durante a pandemia tornam difícil comparar os índices de aprovação no Ideb de forma consistente entre os anos.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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