A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançou o Centro Brasileiro para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CPAPI). Um dos objetivos do centro é realizar pesquisas na área do desenvolvimento da primeira infância (DPI) e organizar cursos e oficinas para profissionais do setor público e estudantes do Ensino Médio ao doutorado sobre o impacto do DPI na evolução para a adolescência e vida adulta. Sobre este assunto, Vinícius Tondolo e Lívia Baylão receberam no Sagres em Tom Maior #202 da última segunda-feira (8) a psicóloga que integra a equipe de pesquisadores principais do CPAPI, Maria Beatriz Linhares.

Confira a entrevista a seguir

Empreendedorismo

Um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Goiás. O Programa Centelha irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios bem sucedidos. Sobre a iniciativa, o Sagres em Tom Maior #202 recebeu na última segunda-feira (8) o gerente de Inovação da Fapeg, Edson Manica.

Confira a entrevista a seguir

Meio Ambiente

Um levantamento da União Internacional para a Conservação da Natureza constatou que um terço dos sítios de patrimônio mundial natural estão sob ameaça por causa da mudança climática. Sobre assunto, o Sagres em Tom Maior #203 da última terça-feira (9) recebeu o coordenador do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Uninter, Rodrigo Silva.

Confira a entrevista a seguir

Sustentabilidade

O projeto Carroças do Futuro chega em seu segundo ano de execução agora com a criação de carroças elétricas e de bambu. O projeto foi criado para melhorar a condição de trabalho, renda e saúde dos catadores e catadoras de materiais recicláveis. Quem contou mais sobre o assunto foi o criador da ONG Pimp My Carroça, Thiago Mundano, ao Sagres em Tom Maior #204 de quarta-feira (10).

Confira a entrevista a seguir

Educação

O ensino híbrido chegou às universidades federais. O modelo mescla momentos em que o aluno estuda de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial. Nesta semana, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) apresentou o Programa de Mobilidade Virtual em Rede, e que começa a ser implementado neste semestre de forma piloto na Universidade Federal de Goiás (UFG) e em outras três instituições instituições no Brasil [Rio Grande (FURG), Maranhão (UFMA) e do Sul da Bahia (UFSB)].

O presidente da Andifes e reitor da UFG, Edward Madureira, explica em entrevista à Sagres TV na última quinta-feira (11) que o ensino híbrido é um desejo de professores e alunos, e que a pandemia de Covid-19 antecipou esta necessidade.

Confira a entrevista a seguir

Aulas presenciais

Grande parte do Brasil volta às aulas presenciais ainda em fevereiros, e com isso aumenta a preocupação dos pais com as medidas de segurança das crianças e adolescentes. No Sagres Em Tom Maior #205, a pediatra Evelyn Rabelo orienta sobre os cuidados no retorno salas de aula e como fazer para diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Assista à entrevista a seguir