Nesta quinta e sexta-feira ocorre no Ministério Público de Goiás um Seminário em que o Transporte Coletivo é o tema de debate. Os assuntos são: Mobilidade Urbana, qualidade do serviço, financiamento de transporte, gestão e operação do transporte público e do trânsito, direitos do consumidor e o modelo de sucesso de transporte em Bogotá, Transmilênio. O usuário quer qualidade no serviço e com custo baixo.

O coordenador da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) Centro-Oeste, Antenor Pinheiro, relata que o seminário é uma boa oportunidade para avançar em discussões que possam resultar em melhorias para o transporte coletivo. “Nós estamos em um conflito, buscando uma solução que garanta a qualidade na prestação do serviço. São mais de 2 milhões de pessoas. É muito responsabilidade lidar com a política pública que trata a mobilidade urbana. Nós temos problema em relação a tarifa, a qualidade e, também, em relação à infraestrutura. Precisamos ter um olhar mais detalhado para propor uma solução,” afirma.

A coordenadora do Centro de Apoio ao Consumidor do Ministério Público de Goiás, Alessandra Melo Silva, aponta problemas enfrentados pela população. Ela destaca que as discussões feitas durante o seminário servirão como base para o Ministério Público tomar algumas ações. “A situação de muita urgência é o desconforto e a falta de segurança que os usuários tem nos pontos de ônibus. Os atrasos já foram objetos de uma ação do Ministério Público,” revela.