TRE-GO vai usar inteligência artificial para combater fake news nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e o Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG) lançaram o aplicativo de software GuaIA, uma inteligência artificial que vai ajudar no combate às fake news nas eleições municipais de Goiânia.

A ferramenta que está em fase piloto do desenvolvimento será capaz de apurar textos, áudios e vídeos suspeitos de desinformações. Portanto, chega como um aliado da Justiça Eleitoral dentro do projeto “Combate à desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral em Goiás”.

O projeto é uma iniciativa do TRE-GO com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Então, a GuaIA, apresentada na sexta-feira (16) na sede do TRE-GO, está sendo celebrada como um produto de promoção da cidadania.

Monitoramento 

Segundo o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, a GuaIA teve a sua excelência reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Braga celebrou a ferramenta e enalteceu as funcionalidades de checagem de texto, áudio e vídeo.

“É a primeira vez que temos um aplicativo que tem indicação para checagem de fake news ou deep fake de texto, áudio e vídeo. E essa ferramenta é nossa para meu orgulho e orgulho do TRE-GO”, disse.

Imagem: TRE-GO

O projeto terá suporte de funcionários do TRE-GO. Pois o aplicativo é na prática o monitoramento ativo das redes para identificar a origem das fakes news e analisar se um conteúdo é suspeito. O diretor do INF/UFG, Eliomar Araújo de Lima, explicou que a IA consegue verificar se uma imagem está adulterada parcial ou completamente.

“A IA pode identificar esse modelo, que vai sendo aperfeiçoado ao longo do tempo, e gera uma aplicabilidade. À medida em que há uma distorção da imagem, a própria IA gera uma marcação de onde partiu a adulteração. A ferramenta vai ser importante para apoiar as decisões dos magistrados da Justiça Eleitoral”, contou.

Democracia

Pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins afirmou que “o mal que as fake news podem trazer são enormes e podem pôr em risco a nossa democracia”. Por isso, a ferramenta será disponibilizada pelo TRE-GO ao Ministério Público Eleitoral.

Com a IA GuaIA, por exemplo, qualquer juiz poderá checar as notícias veiculadas e rapidamente suspender os conteúdos. Assim, Luiz Cláudio Braga defendeu o uso da ferramenta nas eleições e comentou a importância do produto. “Por que uma notícia falsa pode destruir uma candidatura”, disse.

A GuaIA ainda não estará disponível para a população. Por enquanto, os cidadão terão somente acesso ao benefício que a ferramenta proporcionará e uma página hospedada pela UFG para submissão de conteúdos a serem checados pelos magistrados.

*Com Secom UFG

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.