O município de Trindade passou a divulgar em seu site dados dos vacinados contra o coronavírus, de acordo com os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A divulgação é um pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO). A transparência das informações, que estão disponíveis neste link , atende à orientação feita pela promotora de Justiça Patrícia Adriana Ribeiro Barbosa, titular da 5ª Promotoria de Justiça da comarca.

Na recomendação, a promotora de Justiça observa que a Medida Provisória nº 1026/2021 estabelece, dentre outras medidas, a de transparência na execução do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, com observância obrigatória por todos os entes da federação.

Adriana Barbosa acrescenta que as informações referentes ao nome, grupo a que pertencem as pessoas já vacinadas, além do local e data da vacinação, número de lote da vacina aplicada e nome do agente público responsável pela vacinação, “constituem dados indispensáveis ao efetivo exercício da fiscalização, pela sociedade e pelos órgãos de controle, acerca da correta execução do Plano Nacional e responsabilização de agentes públicos pelo descumprimento das determinações desse planejamento”.

Ao MP-GO, o diretor de Vigilância em Saúde de Trindade, Leonardo Izidório Cardoso Filho, esclareceu que as planilhas dos vacinados são preenchidas no local de vacinação, que é o Parque Lara Guimarães, espaço definido em razão da necessidade de se evitar aglomerações e otimizar as doses.

O diretor detalhou ainda que os dados dos vacinados são extraídos das planilhas que foram preenchidas manualmente e digitados na página do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), do Ministério da Saúde, condição esta para o recebimento de novas doses.

Segundo Izidório, após a digitação dos dados, essas informações levam até 24 horas para estarem disponíveis para avaliação, levantamento e ações. De acordo com o diretor, muitos profissionais da Vigilância em Saúde estão envolvidos na digitação das informações no SI-PNI e isso demanda tempo e atenção. Assim, os dados das planilhas dos vacinados só são digitados após a vacinação, devido à quantidade de idosos a serem imunizados e a priorização da agilidade da imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Trindade possui 7.072 casos confirmados, 253 mortes, 5.959 recuperados, 860 casos ativos de Covid-19 e 24.558 testes realizados, sendo 17.477 negativos e nove aguardando resultado.