A partir desta segunda-feira (22), a prefeitura de Trindade vai proibir a realização de festas e eventos residenciais na urbana e rural da cidade. A medida visa combater a proliferação da Covid-19 no município. Em live realizada neste sábado (20), o prefeito Marden Júnior (Patriota) anunciou que a cidade adotará um escalonamento das atividades econômicas similar ao de Aparecida de Goiânia.

A decisão foi tomada após reunião do GOE (Gabinete de Operações de Emergência e Saúde – Covid-19). Dessa forma, Trindade ficará dividida em quatro regiões que se alternarão na abertura e fechamento de atividades de acordo com os dias da semana.

Além da realização de eventos sociais e familiares, o novo decreto Nº 1.434/2021 também proíbe o funcionamento de bares, restaurantes, boates e similares. Em caso de infrações, o documento prevê multa de R$366 a R$36.600.

Serão permitidas as atividades relacionadas à saúde como unidades de psicologia, odontologia, fisioterapia e nutrição. No entanto, o atendimento deve ser realizado exclusivamente por agendamento, sem sala de espera.

O novo decreto também permite a realização de missas e cultos, seguindo o regime de escalonamento de magrozona e com até 20% da capacidade e e intervalo de 1 hora entre as atividades. Escolas privadas terão a capacidade restrita a 30%, sendo proibida qualquer atividade coletiva social ou esportiva.

Distribuidoras e revendedoras de gás e combustíveis, óticas, cartórios extrajudiciais, hotéis, pousadas e similares também podem abrir as portas. Enquanto escritórios de advocacia e contabilidades só podem realizar suas atividades por agendamento.

Regime de escalonamento

O decreto prevê que todas as atividades consideradas não essenciais devem fechar aos domingos e quartas-feiras em todas as macrozonas. O horário do regime de escalonamento será nos dias de segunda, terça, quinta e sexta entre as 6h e 22 h e aos sábados entre as 6h e 13h.

Fora desses horários, as atividades comerciais deverão ser suspensas exceto aquelas consideradas essenciais, como hospitais, funerárias, agências bancárias. Os estabelecimentos que descumprirem o escalonamento serão interditados por 15 dias, em caso de reincidência, além da interdição, o infrator estará sujeito a cassação de licenças e alvarás de funcionamento.

Confira a divisão das quatro regiões de Trindade e o calendário do escalonamento: