O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) unificou o horário de votação em todo o país. Essa decisão foi publicada na Resolução nº 23.669, de 14 de dezembro de 2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições de 2022. Com a uniformização do horário, as seções eleitorais serão abertas às 8h e fechadas às 17h seguindo o horário de Brasília (DF). 

Com a mudança, o TSE começará a apuração dos resultados de forma simultânea em todos os estados e no Distrito Federal. Já que o Brasil possui quatro fusos horários em seu território. Um deles é o horário de Brasília, que engloba todos os estados do Nordeste, Sul e Sudeste. Além do Pará, Amapá, Goiás, Tocantins e demais localidades do Distrito Federal.

Outro fuso horário funciona em parte do Amazonas e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rondônia. Além disso, tem o fuso horário que está vigente no Acre e em parte do Amazonas. E há também o fuso horário dos arquipélagos Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo.

Horário de Brasília

O primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 será realizado em todo o território brasileiro e em diversos locais no exterior no dia 2 de outubro, das 8h às 17h. Assim, as localidades com fuso horário diferentes da capital terão de se adequar ao horário de Brasília. Desta forma, as seções eleitorais de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirá às 7h do horário local.

Conforme o TSE, algumas seções do Amazonas terão início às 7h, mas em outras localidades do estado, assim como em todo o Acre, começará às 6h. Já os eleitores do arquipélago Fernando de Noronha (PE) terão acesso às urnas a partir das 9h do horário local. 

Desta maneira, todos os horários vão coincidir com o horário da capital federal. Assim, a apuração das urnas começará às 17 horas simultaneamente em todo o país.

Leia mais: