Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Universidade Federal de Goiás (UFG) para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), área ciências da natureza, oferecido no Câmpus Goiás.

O processo é organizado pelo Instituto Verbena/UFG, em parceria com o  Centro de Gestão Acadêmica da UFG. As inscrições podem ser feitas até 17 de fevereiro de 2023 no Portal do Candidato. Não haverá taxa de inscrição.

Seleção

A seleção para as vagas será realizada por meio de prova de redação, aplicada no dia 05/03/2023, período vespertino. A prova terá duração de duas horas e será realizada nas cidades de Araguapaz, Aruanã, Faina, Goiás, Goiânia, Itapuranga e São Luís dos Montes Belos, de acordo com a opção realizada pelo candidato no ato da inscrição

Vagas

São ofertadas 40 vagas para o curso, que destinam-se prioritariamente:

  • aos professores que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas do campo localizadas em áreas rurais;
  • às pessoas que atuam em escolas ou instituições rurais em atividades educativas direcionadas a jovens e adolescentes;
  • àqueles que tenham concluído o Ensino Médio (ou curso equivalente) ou àqueles que são concluintes do Ensino Médio e que pretendam atuar na Educação do Campo.

Conforme edital, são consideradas escola do campo aquelas que têm sua sede em espaço geográfico classificado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como rural e, mais amplamente, aquelas escolas que, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas, atendam à população de municípios cuja reprodução social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho no campo.

Curso

O curso de licenciatura em Educação do Campo tem duração de quatro anos e é presencial, em regime de alternância, composto por dois momentos de formação: o tempo universidade e o tempo comunidade.

O tempo universidade será desenvolvido com aulas presenciais nas dependências da Universidade Federal de Goiás, no Câmpus Goiás, em período noturno.

O tempo comunidade será realizado nas comunidades de origem da moradia dos estudantes desse curso, em escolas localizadas nas regiões de abrangência dos municípios de origem dos estudantes, em espaços rurais específicos, e com acompanhamento sistemático dos professores formadores.

Leia mais: