O Conselho Universitário (Consuni) da UFG aprovou uma resolução que autoriza a realização de algumas atividades acadêmicas à distância, nas atividades acadêmicas como defesa de estágio, disciplinas de núcleo livre, defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), ações de extensão, aulas e atividades de pós-graduação, de pesquisa e desenvolvimento, entre outras.

De acordo com resolução, o método remoto só será possível se houver o consenso de 100% dos envolvidos: estudantes e professores e, ainda, aprovação dos Conselhos Diretores ou Colegiados de cursos. O pró-reitor de Pós-graduação da UFG, Laerte Guimarães Ferreira, detalhou à Sagres 730 nesta quarta-feira (27) que todo o sistema de pós-graduação da universidade envolve cerca de 8 mil alunos e 1.500 docentes.

Questionado sobre o atraso na decisão, Laerte Guimarães afirmou que no primeiro momento a preocupação da Universidade era garantir a segurança das pessoas, e por isso aptou pela suspensão das aulas. “Porém, ninguém poderia imaginar, lá no começo de março, que agora quase no final de maio nós ainda estaríamos em isolamento social”, disse. “Houve vários alunos e docentes que se manifestaram pelo retorno das aulas de forma remota, mas também docentes e coordenadores de programas se manifestaram de forma contrária”.

Com tudo, o Consuni desenvolveu uma nova resolução a partir de discussões realizadas por um Grupo de Trabalho (GT) criado com o objetivo de realizar um diagnóstico da viabilidade de expansão de atividades acadêmicas. “O Conselho Universitário se reuniu em três momentos distintos, houve um debate muito grande, e a Reitoria da Universidade criou um grupo de trabalho composto por correntes de pensamento representativo de todas as posições da Universidade”, detalhou. “Então nós estamos em uma situação de muito debate e chegou-se ao consenso de que, no caso da pós-graduação, vamos retomar algumas atividades de forma não presencial, desde forma consensual”.