A Universidade Federal de Goiás (UFG) subiu oito posições no ranking de pesquisa da Center for World University Rankings (CWUR). O ranqueamento classifica as 2 mil melhores universidades do mundo. Além disso, a UFG é a única goiana na lista. A universidade saiu de 1.017º em 2022 para 1.009º em 2023, o que a deixa, portanto, próxima das mil melhores instituições que desenvolvem pesquisa em todo o planeta.

No ranking geral, tido como o principal indicador de referência, o salto foi de cinco posições. Neste, a UFG passou de 1.064º para 1.059º, melhor posição desde 2020. Em 2023, porém, a empresa compilou dados de 20.531 universidades. 

Imagem: CWUR

A Universidade de São Paulo (USP), universidade brasileira melhor colocada no ranking, ocupa a 109ª posição no ranking geral. A Universidade de Brasília (UnB) é a 857ª da lista.

O ranking

Para determinar o ranking, a CWUR leva em conta quesitos como o sucesso acadêmico de ex-alunos, êxito de profissionais formados na instituição e a premiação do corpo docente.

Além disso, são considerados a quantidade, qualidade e relevância da produção científica, que caracterizam o quesito pesquisa, no qual a UFG obteve maior destaque neste período. Desta forma, quanto mais artigos influentes, professores laureados, ex-alunos reconhecidos e em postos de alto comando de empresas, melhor é a colocação. 

Nos últimos anos, entretanto, a pesquisa no Brasil enfrentou um cenário delicado em razão da diminuição de repasses financeiros, corte de bolsas e ataques à ciência. Apesar de tais dificuldades, entre as 54 universidades brasileiras presentes na lista, 23 – incluindo a UFG – conseguiram progredir. Ademais, duas mantiveram o status que já tinham antes. Em nível nacional, a instituição goiana ocupa a 26ª posição entre as melhores do Brasil.

Leia mais

Estudantes são público-alvo na 20ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar

Professores terão cursos de educação financeira para aplicar em sala de aula

Apresentado projeto que visa revogação do Novo Ensino Médio