A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência e Inteligência Artificial (CEIA), apresentou um novo sistema integrado de suporte aos alunos, denominado de Sissa. A ferramenta é baseada em Inteligência Artificial tem o objetivo de combater a evasão no ensino superior.

Em entrevista à Sagres, o coordenador do projeto e professor da UFG, Marcelo Ferreira, disse que a evasão é um grande problema, pois muitos são os alunos que começar cursos superiores em universidades federais, mas nem todos conseguem se formar.

Assista a entrevista completa:

“Nem todos os alunos que ingressam nos cursos se formam, muitos abandonam por diversos motivos. Esses alunos muitas vezes não voltam ao ensino superior, o que é um problema que acaba repercutindo na força de trabalho. Com o algoritmo criado pelo sistema, coordenadores dos cursos poderão se antecipar a problemas que causam a evasão escolar,” explica.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça “UFG utiliza Inteligência Artificial no combate à evasão escolar” no Spreaker.

O professor explicou que projeto foi realizado com instituições de diferentes tamanhos, em regiões distintas do país, para que os fatores que levam à evasão escolar pudessem ser analisados de forma mais complexa.

“Também queremos destacar que nesta plataforma a inteligência artificial é complementada pela inteligência humana porque os dados apresentados são usados por equipes pedagógicas para ajudar aqueles estudantes em situação de possível evasão”, explicou Marcelo.

Leia mais: