A União Nacional dos Estudantes (UNE) criou um site para reunir reclamações sobre a falha na divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A entidade estudantil enviou um ofício para o Ministério da Educação (MEC) com pedido de esclarecimentos sobre as falhas no sistema, as diferenças entre os resultados e as divergências na classificação dos candidatos.
“Pedimos ainda informações sobre os problemas enfrentados nos sistemas do Ministério, bem como as providências adotadas para garantir a segurança e eficiência no Sisu, uma vez que todos os estudantes brasileiros têm direito à informação e transparência do processo”, diz a nota divulgada no Instagram da UNE.
O site faz parte das reivindicações da UNE em relação ao Sisu. Nele, os candidatos que se sentiram prejudicados podem denunciar o problema que houve em relação a sua classificação. A entidade vai usar as informações para pedir novos esclarecimentos ao MEC. “Queremos centralizar os casos para poder mediar a melhor solução diante desses erros graves”, afirmou.
Entenda os problemas
A UNE informou que está recebendo muitos relatos sobre os problemas que atrasaram a divulgação da classificação do Sisu e na lista do Fies. O resultado do Sisu estava previsto para 30 de janeiro, mas o MEC adiou a divulgação em um dia. O Ministério justificou a situação com a identificação de problemas técnicos no sistema do Sisu.
Mesmo assim, alguns candidatos acessaram o site no dia 30 e conseguiram ver o resultado. Entretanto, as informações visualizadas não estavam homologadas pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sisu. O resultado ficou no ar por 25 minutos, mas logo em seguida, o MEC informou que houve uma “divulgação indevida”.
A falha no sistema está causando problemas para alguns candidatos do Sisu. A UNE está recebendo relatos de pessoas que viram o resultado no dia 30 de janeiro e foram aprovadas em uma universidade. Mas no dia seguinte, na divulgação oficial, constava que não haviam sido selecionadas para uma vaga.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: