Em 2021, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizou uma análise de 100 estruturas curriculares, revelando que 47% delas não mencionam a questão climática. Além disso, 70% dos jovens entrevistados expressaram preocupação com a forma como o tema é ensinado.

A crise climática tornou-se uma prioridade para a Unesco, que lidera o Greening Education Partnership (Parceria para uma Educação mais Ecológica). A iniciativa incentiva os países membros a investir na educação climática.

“Tornar escolas e currículos mais verdes é uma das melhores alavancas para lidar com a disrupção climática a longo prazo. É hora de popularizar a educação ambiental em todas as disciplinas escolares, em todos os níveis de educação, com uma abordagem orientada para a ação que ajude os jovens a entender seu poder de fazer a diferença”, destacou a diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, em comunicado.

O último relatório da Unesco destaca a importância de experiências de aprendizagem prática, que são mais eficazes para promover mudanças. Recentemente, a organização lançou dois materiais de apoio para a criação de currículos e escolas mais verdes.

1. Greening Curriculum Guidance: Teaching and Learning for Climate Action

Disponível em inglês no site da Unesco, este guia oferece uma visão abrangente sobre a educação climática e orienta os países a integrar o tema em todos os currículos, independentemente da idade dos estudantes. O material enfoca a aprendizagem ativa, com atividades práticas, estratégias e conceitos essenciais para a implementação eficaz de um currículo verde.

2. Green School Quality Standard: Greening Every Learning Environment

Desenvolvido com o apoio de outras agências da ONU, este documento define os requisitos mínimos para a criação de uma “escola sustentável”. O guia apresenta quatro dimensões essenciais para o padrão de qualidade de uma escola verde: governança, estrutura, ensino e aprendizagem, e engajamento comunitário.

“As Escolas Verdes podem estar no coração da transformação social ao incutir uma cultura de sustentabilidade. Ao integrar mudanças climáticas e EDS (Educação para o Desenvolvimento Sustentável) no currículo, as Escolas Verdes capacitam os alunos a se tornarem cidadãos ativos, comprometidos com a promoção de estilos de vida sustentáveis e ações climáticas”, aponta o documento.

Para fazer o download gratuitamente do conteúdo, em inglês, clique aqui e aqui.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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