A Universidade de Brasília (UNB) decidiu que usará, a partir de 2011, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ocupar vagas ociosas dos cursos da instituição. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa nesta quinta-feira (24). Segundo a universidade, o modelo será usado como teste para a proposta do governo federal de unificar a forma de ingresso nas universidades públicas.

 

A universidade usará a nota do exame apenas para ocupar vagas que restarem depois de esgotadas todas as chamadas dos candidatos aprovados no vestibular tradicional, no Programa de Avaliação Seriada (PAS) e na Universidade Aberta (UAB). Em média, 1% das vagas ofertadas acabam não sendo preenchidas a cada semestre, de acordo com a universidade. A maior parte delas está em cursos que exigem prova de habilidade específica, como música e artes.

Ao todo, 115 vagas sobraram no primeiro vestibular de 2010 da UnB. O número corresponde a cerca de 3% do total ofertado. Entre os cursos que tiveram vagas ociosas estão artes cênicas, física, letras e ciências naturais.