O Centro de Inovação da USP anunciou a instalação de um novo laboratório de Inteligência Artificial no Hospital das Clínicas. A IA Generativa é uma ferramenta que permitirá laudos de radiologia mais ágeis no Instituto de Radiologia do hospital.

Para o professor Giovanni Guido Cerri, docente da Faculdade de Medicina da USP, a ferramenta vem para auxiliar pacientes e profissionais da saúde, e gerar agilidade nos processos médicos. Então, Cerri aponta benefícios como a melhora do fluxo de pacientes, reunião de dados e agilidade no tempo da consulta.

“Quando o médico faz uma consulta com o paciente, a Inteligência artificial generativa pega todas as informações e transcreve o resumo delas para o prontuário médico e então o médico, após rever as informações, passa de forma definitiva para o prontuário. Isso representa uma economia muito importante de tempo para os médicos e aumenta a eficiência do sistema”, afirmou.

Tecnologia na radiologia

O professor diz que a IA Generativa vai trazer mais segurança aos laudos radiológicos. Ele aponta possíveis melhorias em exames, laudos, Unidades de Terapia Intensiva, mais segurança e precisão, aumento da produtividade e eficiência. Assim, então, surgiu o novo laboratório do Centro de Inovação do HC em parceria com a Amazon.

“O primeiro grande projeto nessa parceria foi a transformação tecnológica do laudo, já que a radiologia, com a ressonância magnética e medicina nuclear, evoluiu bastante ao longo dessas últimas décadas. Portanto, nós queremos fazer com que o laudo também possa acompanhar essa evolução tecnológica”,  apontou Cerri.

O projeto do novo laboratório terá três fases: a primeira e o pré-laudo que fornece informações dos pacientes; a segunda fase é a elaboração, com alternativas para incorporar imagens ao documento; e a terceira é o pós laudo, com o detalhamento para leitura dos médicos e também dos pacientes.

“Esse projeto vai se desenvolver ao longo do ano e, após esse período, nós imaginamos que poderemos ter já alguma proposta para ajudar a transformar os aproximadamente 30 mil laudos de radiologia que são elaborados por ano dentro do complexo do HC”, destacou.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: