O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma técnica de prevenção e combate a incêndios, aplicada em algumas áreas do Brasil, que reduz as áreas atingidas. “Ano após ano a gente tem visto um resultado muito positivo. Envolve ações de conscientização e valorização do conhecimento tradicional rural, que são as comunidades que já convivem com esse problema, e o envolvimento comunitário, queimas pontuais, entre outros”, afirma Lívia Carvalho Moura, assessora técnica do Instituto, Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Além disso, compõem o MIF o mapeamento de combustível e áreas queimadas, reuniões de planejamento, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, monitoramento e avaliação de toda a aplicação da estratégia. No Brasil, essa técnica começou a ser implementada em 2014.

“Várias instituições de pesquisa têm acompanhado os efeitos do MIF, porque são poucas áreas que estão implementando de fato essa estratégia”, comentou Lívia. Dentre as localidades em que o Manejo é executado estão unidades de conservação e terras indígenas.

Conforme a assessora técnica do ISPN, esse Manejo reduz a incidência de incêndios mais de 50%. “Nessas áreas que a gente acompanha, observamos uma redução das áreas queimadas por incêndio de até 57%. Isso é um resultado muito positivo, mas que ainda se limita a algumas poucas áreas, porque é um programa piloto ainda”, reforçou.

Confira a entrevista na íntegra:

Leia mais: