A Universidade de São Paulo (USP) e entidades parceiras realizam no dia 16 de maio um evento online sobre mudanças climáticas e combate à fome e à pobreza. O debate tem o tema “Enfrentando a monotonia do sistema alimentar: oportunidades de ações nas iniciativas da presidência brasileira do G20”, e será via zoom, a partir das 9 horas.

As inscrições são gratuitas e estão abertas na página oficial do evento. Espera-se pesquisadores, ativistas alimentares e autoridades públicas. Bem como, organizações internacionais, redes internacionais de sistemas alimentares e clima e representantes dos grupos de trabalho do G20.

O tema do evento segue as principais iniciativas do Brasil na presidência do G20: mudanças climáticas e combate à fome e à pobreza. Portanto, as discussões serão em vista da saúde pública e do equilíbrio do consumo e da produção alimentar. Para a organização do evento, o Sul Global tem experiências positivas para solucionar os sistemas agroalimentares.

O Jornal da USP destacou que os sistemas alimentares são predominantemente dependentes de combustíveis fósseis, dentre os quais estão fertilizantes e pesticidas. Além disso, a publicação pontuou que a produção alimentícia é totalmente focada em commodities e na pecuária intensiva. Sendo assim, resultam em poluição ambiental e perda da biodiversidade.

*Com Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: