O dia D para a vacinação em massa contra poliomielite foi no dia 20 de junho. Por não alcançar a meta na capital, a SMS prorrogou prazo. Até amanhã, pais ou responsáveis por crianças menores de cinco anos podem se dirigir a unidade de saúde para receber a vacina. Nas salas de vacinação, o esquema vacinal pode ser atualizado

 

Mesmo as crianças que estão com o cartão de vacinas atualizado devem receber as gotinhas que previnem a paralisia infantil, orienta a chefe da Divisão de Imunização da SMS, Maria das Dores Ribeiro. “As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, nos postos de saúde de Goiânia.”

 

A Campanha Nacional de Vacinação Infantil é realizada anualmente em duas etapas, nos meses de junho e agosto, com objetivo de evitar a reintrodução do vírus que provoca a poliomielite, que ainda circula em países como a Índia, Angola, República do Congo e Nepal.  

De acordo com balanço parcial da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 85.530 crianças menores de cinco anos receberam a vacina que previne a paralisia infantil, correspondendo a 91.14% da população alvo, enquanto que o Ministério da Saúde orienta, no mínimo, 95% de adesão.