A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia divulgou o balanço da vacinação contra a gripe influenza H1N1 nesta quinta-feira (28). A campanha aconteceu de forma antecipada no estado de Goiás devido ao surto da doença ocorrido na Vila São Cotolengo, em Trindade, região metropolitana da capital.

Goiânia conseguiu atingir a meta de imunização preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de no mínimo 90% de vacinação dos grupos considerados de risco. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim, o município conseguiu bater a meta de imunização. “O resultado foi muito positivo. Nós alcançamos uma cobertura além do preconizado pelo Ministério. Isso significa que a reposta da população foi muito positiva”, destacou.

Só na capital foram registrados 127 casos da doença e 19 mortes neste ano. Segundo dados da secretaria, cerca de 20 dias após o início da vacinação foi registrada uma queda considerável do número de casos da doença.

A Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim ressalta que no segundo semestre serão realizadas campanhas de vacinação, principalmente contra doenças como sarampo e poliomielite. ”No segundo semestre vamos focar nas vacinas contra sarampo e poliomielite, além da vacinação contra HPV nas escolas. A nossa função como profissional de saúde é manter a população protegida, mas cada um também tem a obrigação de checar o seu cartão de vacinação.”

 

Confira a cobertura vacinal de cada grupo de risco:

Gestantes: 14.383 doses aplicadas – 90% do total previsto

Crianças menores de 5 anos: 87.975 – 106%

Puérperas: 2.437 – 93%

Idosos: 163.358 – 127%

Trabalhadores da saúde – 77.254 – 133%

Professores – 21.393 – 134%