Está aberta a temporada 2014 do Campeonato Brasileiro da Série A! Após o fim dos campeonatos estaduais pelo Brasil, o Brasileirão chega com tudo para acelerar ainda mais o calendário esportivo desde ano, que a partir do mês de junho ainda terá a realização da Copa do Mundo. Para abrir a campeonato, o Goiás vai até Brasília enfrentar o Flamengo, no estádio Mané Garrincha, às 16h, com mando de campo do rubro-negro.

O Verdão busca amenizar a crise iniciada com a perda do título goiano e acentuada pela eliminação logo na primeira fase da Copa do Brasil. Além disso, iniciará uma nova fase, sob novo comando, com Ricardo Drubsky à frente da comissão técnica. Claudinei Oliveira, contratado para ser o técnico do time na temporada foi demitido com o fracasso do time no campeonato estadual.

Dentro deste cenário todo, a torcida esmeraldina anda em pé de guerra com a diretoria e bastante desconfiada da real qualidade do elenco. Os pedidos por novas contratações não cessam, mas, enquanto isso, o mandatário alviverde continua adotando cautela nas negociações e dá sinais que não deverá ultrapassar o limite imposto no início do ano pelo péssimo momento financeiro que vive o clube.

Contratado para colocar panos quentes na confusão, Ricardo Drubsky não teve muito tempo para conhecer os jogadores e, como aconteceu na última partida pela Copa do Brasil, deverá ser auxiliado de perto por Harlei. O goleiro deve comandar a escalação do time que enfrentará o Flamengo e a tendência é que repita a formação do último jogo, com: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, João Paulo e Ramon; Rychely e Léo Bonatini. O zagueiro Valmir Lucas segue lesionado e é a única baixa do time para a estreia.

Uma das novidades na equipe titular é o meia João Paulo, que não vinha sendo muito aproveitado no Goianão. Com a missão de montar as jogadas ofensivas do Goiás, o jogador reconhece as dificuldades de enfrentar o Flamengo, mas acredita na recuperação esmeraldina: “Sabemos que não é nada fácil enfrentar uma equipe do tamanho do Flamengo, mas temos que ignorar esse fato e focar no nosso time, no que vamos fazer em campo. Se conseguirmos um bom resultado já nessa partida podemos reverter essa situação momentânea e trazer para nosso lado”, analisa. 

Do lado rubro-negro do confronto a situação é oposta. O time carioca acabou se sagrar campeão estadual, ao empatar, com um gol irregular, com o Vasco na final e levantar a taça do Cariocão. Porém, o time já carrega nas costas o peso de uma eliminação precoce na libertadores, ainda na primeira fase, após fazer uma campanha muito irregular na fase de grupos da maior competição da América Latina.

O técnico do Mengão, Jayme de Almeida, segue com total respaldo da diretoria rubro-negra e mesmo com a campanha fraca na libertadores promete entrar forte no Campeonato Brasileiro. Para isso, o comandante visualiza uma vitória na estreia e deve ir para cima do Goiás, com força total. O provável time titular do Flamengo é: Felipe, Léo Moura, Wallace, Chicão e Everton; Amaral, Luiz Antônio, Márcio Araújo e Lucas Mugni, Paulinho e Alecsandro.

O Flamengo não terá no jogo o lateral André Santos, que vai cumprir a polêmica suspensão de 2012, que acabou fazendo o time perdendo quatro pontos no campeonato passado. O jogador recebeu a suspensão na Copa do Brasil e como o Mengão não atuaria mais pela competição, André teria que cumprir a pena no Brasileiro. Assim, Everton foi improvisado na lateral esquerda.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X GOIÁS

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistente 1: Danilo Ricardo SimonManis (SP)
Assistente 2: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP)

GOIÁS: Renan; Vitor, Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Ramon e João Paulo, Rychely e Léo Bonatini
Técnico: Ricardo Drubsky

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, Chicão e Everton; Amaral, Luiz Antônio, Márcio Araújo e Lucas Mugni; Paulinho e Alecsandro
Técnico: Jayme de Almeida