Vencedores do Desafio Aprendizes da Matemática são premiados; 12 jovens irão à Europa

Dos 30 aprendizes que conquistaram as medalhas no Desafio Aprendizes da Matemática, 12 jovens irão à Europa em novembro. Os vencedores foram recebidos pela coordenadora do Goiás Social e primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, nesta segunda, 23, no Palácio das Esmeraldas. O Desafio Aprendizes da Matemática é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Demà Jovem by Renapsi e o Senac.

Em entrevista ao repórter Rodrigo Fumaça, para o Programa Tom Maior do Sistema Sagres, Gracinha Caiado destacou a importância do Desafio e da motivação que ele trouxe aos jovens. Além de buscarem se destacar na matemática, entenderam o valor de uma oportunidade como a de ser um jovem do Programa Aprendiz do Futuro. 

“É uma alegria muito grande estar aqui com esses 30 jovens. Foram 1500 jovens inscritos nessa Olimpíada de Matemática e realmente tivemos 30 vencedores. Essa Olimpíada de Matemática, significa muito mais que isso, ela significa oportunidade, ela significa ferramentas para o futuro desse jovem. E nós acreditamos que é isso que vai acontecer e é isso que está acontecendo nesse programa Aprendiz do Futuro”, afirmou. 

A Conselheira Presidente da Demá Jovem by Renapsi, Raquel Barbosa, também falou ao Sistema Sagres sobre a transformação que uma oportunidade como essa pode gerar na vida dos jovens e de suas famílias. 

“Através do esforço próprio, como eles participam dos certames de matemática, de redação, uma oportunidade de levar para outro continente, para viagens no intercâmbio internacional, o intercâmbio de cultura. Tendo um programa que viabilize esse caminho para esses jovens é algo que nós vamos ter consequências de expansão que nós não temos como medir nem agora nem no futuro”, ressaltou Raquel Barbosa. 

Os 30 primeiros colocados do Desafio Aprendizes da Matemática foram premiados da seguinte forma: os 12 primeiros colocados irão à Europa e ganharam um smartphone novo, os 10 segundos colocados foram premiados com smartphones e fones de ouvido de primeira linha e os 8 terceiros colocados também foram presenteados com smartphones. 

Jovens embarcam para Rota Olímpica

Nomeado como Rota Olímpica, o itinerário da viagem à Europa inclui três destinos: Paris, na França, e Genebra e Lausanne, na Suíça. Em Paris, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, os jovens visitarão os principais pontos turísticos da cidade –  incluindo o mais aguardado por um dos intercambistas, Fernando Mariano: a Torre Eiffel. 

De Damianópolis (GO), Fernando Mariano tem 16 anos e viajará de avião pela primeira vez – Foto: Allan Deivyd

“Quero conhecer a Torre Eiffel que é um símbolo de Paris, estou animado demais. Eu me preparei bastante para conseguir fazer isso. Eu não esperava passar, porque eram muito mais pessoas concorrentes, mas quando minha família descobriu com animação total ninguém lá em casa acreditou, foi incrível a sensação, foi incomparável. Eu nunca imaginei que eu ia para fora do país, é uma sensação incrível, tem muitos jovens que não têm essa oportunidade, mas a Renapsi proporciona pra gente”, afirmou o jovem que é de Damianópolis, cidade goiana e pouco mais de 3 mil habitantes e que irá viajar de avião pela primeira vez no intercâmbio. 

De Paris os jovens irão a Genebra onde visitam a sede da Organização das Nações Unidas, e depois seguem a Lausanne, onde está sediado o Comitê Olímpico Internacional (COI). A Rota Olímpica está alinhada à estratégia do COI para fortalecer os valores olímpicos entre os jovens – o Olympism365, iniciativa que no Brasil é desenvolvida pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com a Fundação SES e impactou 10 mil jovens de Goiás, Tocantins e do Distrito Federal no primeiro ano. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia mais: