Episódios como o ocorrido recentemente na Câmara, em que oito vereadores retiraram suas assinaturas e impediram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), podem não se repetir. Proposta apresentada na Casa busca proibir que um parlamentar assine um requerimento e depois, caso mude ideia, possa voltar atrás e retirar sua assinatura.

A influência da base aliada ao prefeito na Câmara fez com que oito, dos 17 vereadores que assinaram o pedido de abertura da CEI dos super salários, retirassem seus nomes. O documento ficou com nove assinaturas, mas são necessárias 12 para que a Comissão de Inquérito seja instalada.

O autor do projeto que quer proibir a retirada de assinaturas é Thiago Albernaz (PSDB) explica o objetivo moralizador da matéria. “É uma ferramenta a mais que vamos ter para tratar a conduta dos parlamentares quando se tratar de uma CEI. Ao ver o acontecimento da semana passa e o desgaste causado a toda a Casa, foi nítida a desmoralização da Câmara em toda a cidade de Goiânia,” argumenta.

De acordo com Thiago, vários vereadores admitiram que haviam assinado o requerimento sem ler e, depois, ao ler, retiraram as assinaturas. Desta forma, o vereadores espera que atos como estes não aconteçam mais.

O projeto precisa ser aprovado pela maioria dos vereadores para passar a valer na prática. O texto foi apresentado e passa pela análise da CCJ antes de voltar para a primeira votação em plenário.