Sagres em OFF
Rubens Salomão

Veto de emendas impositivas provoca rebelião de vereadores contra secretária

Após o veto de 97 emendas impositivas de 25 vereadores, a secretária Municipal de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, foi à Câmara de Goiânia nesta terça-feira (17), para conter insatisfação de vereadores. Na última semana, alguns parlamentares criticaram duramente os vetos. Luciula do Recanto (PSD) ao usar a tribuna reclamou do veto de recursos que destinariam recursos para construção de hospital público veterinário.

A crítica de Luciula foi endossada por outros integrantes do legislativo municipal. A sessão ordinária desta terça foi suspensa pelo presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota), para que os parlamentares participassem da audiência.

Os vereadores poderão fazer as correções e enviar novamente a documentação para a prefeitura em até 30 dias. Valéria Pettersen argumentou que os vetos podem ser causados por questões burocráticas. Ela ressaltou que trata-se de questões formais, técnicas e legais. A secretária destacou ainda que algumas emendas foram vetadas por impedimentos jurídicos.

Vários vereadores como: Cabo Senna (Patriota), Anselmo Pereira (MDB), Joãozinho Guimarães (Solidariedade), Leandro Sena (PRTB) e Geverson Abel (Avante), entre outros questionaram a secretária a respeito do atendimento às suas emendas impositivas.

Arrefecimento

A ida da secretária à Câmara ocorreu após convite feito pelo líder do prefeito no Legislativo, vereador Anselmo Pereira (MDB). Esta não é a primeira vez que vereadores ficam insatisfeitos com a secretária em 2022, em janeiro houve críticas após mal- estar provocado pela revelação do repasse de R$ 700 mil para a ONG + Ação, ligada ao vereador Leandro Sena.

Total

No final de 2021, os vereadores haviam proposto 410 emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022. São cerca de R$ 67,7 milhões em recursos para serem aplicados em obras ou serviços.

AGR

A advogada Neli Cárita Máximo Figueredo teve seu nome aprovado para o cargo de titular no Conselho Regulatório da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). Néli é advogada, procuradora do município de Trindade e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás.

Bombeiros

Deputados estaduais aprovaram por unanimidade em primeira votação, o projeto que trata da reestruturação dos quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros. A matéria altera duas leis, a Lei nº 16.899, de 26 de janeiro de 2010, que “fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás e a Lei nº 11.383, de 28 de dezembro de 1990, que “dispõe sobre as promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás”. A mudança garante o aumento do efetivo de 4.988 para 5.609 cargos.


Combate à desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a rede social Telegram assinaram acordo para combater a propagação de notícias falsas por meio da plataforma. Com a medida, será aberto um canal para o recebimento de denúncias e para a divulgação de informações oficiais sobre as eleições. O acordo vai vigorar até 31 de dezembro. O Telegram chegou a ser tirado do ar no Brasil, em fevereiro, após a plataforma não ter atendido solicitações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.