O Vila Nova fez uma parceria com a MindSet – Laboratório de Biomecânica, que realizou avaliações físico funcionais nos jogadores do elenco colorado. A intenção é verificar as possíveis alterações do comportamento motor dos músculos e articulações dos atletas, após a paralisação do futebol.

Essas avaliações são únicas no Estado de Goiás e, o Fisioterapeuta Bruno Baldo explicou como esse trabalho foi feito, “a avaliação que nós realizamos mensura força, é o padrão que a gente tem hoje para quantificar a força. Então nesse período de inatividade é interessante esse tipo de avaliação para o preparador físico, para os fisioterapeutas, para o médico, para que eles consigam conhecer se tem alguma discrepância algum desequilíbrio de força em algum atleta”.

Além de mensurar como está o condicionamento físico de cada atleta no quesito força, as avaliações físico funcionais também conseguem comparar uma perna com a outra, identificando qualquer desequilibro entre os dois membros.

Bruno Baldo, destacou a importância dessa análise para o condicionamento físico dos jogadores, “juntamente com outros testes e avaliações que foram feitas pela comissão técnica, você consegue prevenir que venha ter algum tipo de lesão além de potencializar o desempenho de cada atleta”.