O Vila Nova venceu o Avaí por 1 a 0 no Onésio Brasileiro Alvarenga nesta quarta-feira (25), em partida válida pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Arthur Rezende marcou o gol da vitória que encerrou o jejum no OBA. O último triunfo do Tigre em seus domínios havia sido no dia 30 de abril, quando derrotou o Anápolis por 3 a 1, nas quartas de final do Goianão. Ao todo, foram onze jogos sem vencer em casa, oito pela Série B.

Leia mais: Ex-meia do Goiás é reforço no Vila Nova

Com o resultado, o Vila subiu para a 16ª colocação, com 22 pontos e momentaneamente a zona de rebaixamento. Lembrando que a 21ª rodada será encerrada no domingo (28) e o time Goiano pode perder posições na tabela. Enquanto o Avaí estacionou nos 33 pontos e caiu para o quinto lugar, fora do G-4.

O jogo começou aberto com as duas equipes buscando o gol, mas com o passar dos minutos o Vila Nova dominou o a partida e foi melhor em campo. O Tigre criou boas chances de abrir o marcador com Alesson, Arthur Rezende, Rafael Donato e Clayton, porém, não conseguiu transformar sua superioridade em gols. Pelo lado do Avaí, Renato e Lourenço levaram perigo ao gol defendido por Georgemy.

No fim do primeiro tempo houve uma confusão. A arbitragem aplicou um cartão vermelho em Getúlio, após o atleta dar uma cabeçada em Arthur Rezende. No entanto, o VAR em ação e o árbitro Douglas Marques das Flores voltou a atrás em sua decisão e Getúlio recebo o cartão amarelo. Após a revisão do lance, ainda sobrou um cartão amarelo para Dudu, que se estranhou com Getúlio na confusão.

Na etapa final, Arthur Rezende abriu o placar aos oito minutos. Após finalização de Alesson, o camisa 8 ficou com a sobra e balançou as redes no OBA. Com a desvantagem no marcador, o Avaí se lançou ao ataque, enquanto o Vila passou a explorar os contra-ataques. Porém, a pressão catarinense não surtiu efeito. Placar final, 1 a 0 para o Tigre.

Detalhes do confronto:

  • Retrospecto: Vila Nova e Avaí já se enfrentaram 18 vezes na história do futebol brasileiro, sem contar a partida de hoje (via Futebol de Goyaz);
  • No total, são cinco vitórias goianas, onze triunfos catarinenses e dois empates (via Futebol de Goyaz);
  • O time colorado passa por um momento turbulento, principalmente pelo pedido de demissão de Hemerson Maria na última segunda-feira(23), alegando falta de respaldo do grupo de jogadores, além de reclamações sobre seus métodos de trabalho.
  • Aliado a isso, o Tigre entrou no Z-4 ao perder para o Botafogo na última rodada e não sabe o que é vencer, há cinco jogos;
  • Com a saída de Hemerson Maria, Higo Magalhães volta a assumir o time, pelo menos, para o compromisso diante do Avaí;
  • Embora tenha comandado apenas um treino, Higo fez algumas alterações táticas, abrindo mão da formação com três zagueiros e optando pelo esquema com três atacantes;
  • Dessa forma, em relação ao último jogo, Xandão, Renan Mota e Alan Grafite perderam suas posições para Kelvin, Arthur Rezende e Clayton;
  • Além disso, Moacir atuou na lateral direita, com Pedro Bambu entrando no meio campo e Lucas Mazetti, também deixando o time;
  • Do lado do Avaí, o objetivo é se manter no G-4 da Série B;
  • O técnico Claudinei Oliveira conta com o retorno de Bruno Silva no meio campo;
  • Uma das opções do treinador do Leão para o setor ofensivo, é um conhecido do torcedor colorado, Vinícius Leite, reserva do Avaí.

Próximas partidas

Na 22ª rodada o Vila Nova encara o CSA na sexta-feira (03/09), no estádio Rei Pelé, às 21h30. Um pouco mais cedo, às 19h, o Avaí visita o Brusque no Augusto Bauer.

Ouça a narração dos gols na voz de Paulo Massad

Brasileiro Série B – 21ª rodada

Data – Dia – Hora – Jogo – Local

24/08/2021 – Ter – 19h – Guarani 3×0 Operário – Brinco de Ouro da Princesa
25/08/2021 – Qua – 16h – Vila Nova 1×0 Avaí – Onésio Brasileiro Alvarenga
26/08/2021 – Qui – 17h – Confiança x Goiás – Batistão
27/08/2021 – Sex – 19h – Brasil-RS x Remo – Bento Freitas
27/08/2021 – Sex – 21h30 – Coritiba x Botafogo – Couto Pereira
28/08/2021 – Sáb – 18h45 – Brusque x Londrina – Augusto Bauer
28/08/2021 – Sáb – 21h – Sampaio Corrêa x CSA – Castelão
29/08/2021 – Dom – 16h – Náutico x Vitória – Aflitos
29/08/2021 – Dom – 16h – CRB x Cruzeiro – Rei Pelé
29/08/2021 – Dom – 16h – Vasco x Ponte Preta – São Januário

Ficha técnica

Jogo: Vila Nova 1×0 Avaí
Data: 25 de agosto de 2021, 16h
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia-GO

Arbitragem

Árbitro: Douglas Marques das Flores – SP
Assistente 1: Alberto Poletto Masseira – SP
Assistente 2: Amanda Pinto Matias – SP
4º Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves – GO
Analista de Campo: Cleiber Elias Leite – GO
Árbitro de Vídeo: Márcio Henrique de Gois – SP
AVAR: Rejane Caetano da Silva – RJ
Observador de VAR: Marcos André Gomes da Penha – ES

Gols

Vila Nova: Arthur Rezende (08’2T)

Avaí:

Cartões amarelos

Vila Nova: Dudu, Arthur Rezende

Avaí: Getúlio, Betão

Escalações

Vila Nova: Georgemy; Moacir (Cardoso), Renato, Rafael Donato e Bruno Collaço; Dudu, Pedro Bambu e Arthur Rezende (Renan Mota); Alesson (Alan Grafite), Clayton (Breno) e Kelvin (Éder Monteiro). Técnico: Higo Magalhães.

Suplentes: Fabrício, Pedro Campanelli, Lucas Mazetti, Xandão, João Pedro, Ricardo Lima, Éder Monteiro, Breno, Alan Grafite, Cardoso, Renan Mota.

Avaí: Gledson; Diego Renan (Iury), Betão, Rafael Pereira e João Lucas; Bruno Silva, Serrato (Valdívia) e Lourenço (Jean Cléber); Renato, Getúlio (Vinícius Leite) e Copete (Ronaldo). Técnico: Claudinei Oliveira.

Suplentes: Vladimir, Iury, Alemão, Jean Cléber, Wesley, Valdívia, Ronaldo e Vinícius Leite.