Róbston havia prometido antes do jogo uma nova postura dele e do Vila. O Vila não mostrou tudo isso, mas Róbston salvou a lavoura. E junto dele, um prata da casa salvou junto, outra vez: Toni. O camisa 1 colorado fechou o gol na parte final da partida e com defesas arrojadas, garantiu a vitória do Vila por 1 a 0 para cima do Mogi Mirim, com gol de falta de Róbston. E mais: o Vila assume a liderança e segue firme rumo à classificação.

O Jogo

O início não foi o que o torcedor do Vila esperava, nem mesmo o que os jogadores prometiam. Logo aos quatro minutos, em erro de posicionamento, o Mogi passou perto de abrir o placar, mas Leomir, na conclusão do contra-ataque, errou o chute cruzado. Aos seis, o Vila tentou responder com cabeçada de Artur, que o goleiro Alex Alves defendeu.

A partir desse momento, o confronto entrou num marasmo que nenhum colorado que acordou no domingo mais cedo merecia ver. Os erros de passes, principalmente do lado do Vila, deixaram o jogo feio, e a torcida começou a ficar impaciente. Marco Aurélio era o maior alvo das vaias, com muitos erros, mas ele tentou responder aos 25, quando tabelou com João Sales e chutou do longe, mas foi por cima.

O jogo ficou mais acelerado dos 30 minutos em diante. Aos 34, o Mogi quase abriu o placar: nova falha de posicionamento da defesa e Aloísio teve espaço para chutar de fora da área, no canto direito, mas Toni salvou o Vila com grande defesa. Aos 37, o Vila respondeu com Róbston, que na cara do goleiro, chutou forte, mas Alex Alves fez a defesa mais bonita do jogo.

Aos 39, veio o lance crucial da primeira etapa. A bola foi cruzada na área, Douglas Assis disputou com o zagueiro adversário, que colocou a mão na bola. Pênalti claro, certo? Errado. O árbitro Paulo Vollkopf marcou falta fora da área, quase na linha, frontal ao gol. Mas Róbston fez da falta, um pênalti: cobrou com categoria, no canto do goleiro, e correu para comemorar seu primeiro gol pelo Vila com a torcida colorada.

2º tempo

O Vila voltou do intervalo com uma modificação, mas não foi nenhum dos estreantes ou jogadores de ataque, e sim na lateral esquerda: Leonardo saiu para a entrada do garoto Alan. No inicio do 2º tempo, aos cinco, o Mogi criou pela esquerda: em cruzamento de Paulo Ricardo, a bola cruzou toda a área, Arthur e Toni falharam e Serginho cabeceou por cobertura, mas a bola explodiu no travessão, para sorte do Vila.

O Vila tentou responder aos nove minutos, quando Alan cruzou da esquerda e Weslley, baixinho, cabeceou firme para a defesa de Alex Alves. Aos 12, o lance mais bonito do 2º tempo, e foi do Vila: em jogada rápida pela direita, Wesley toca, João Sales fez o corta luz, Marco Aurélio deu de calcanhar e Alisson acertou um belo chute, mas Alex Alves fez grande defesa.

https://www.youtube.com/watch?v=mzaECXdmFjA

E como toda a vitória do Vila precisa de uma dose de drama, ela veio nos minutos finais. E só não se tornou em tragédia porque Toni salvou o time. O Mogi foi para cima e aos 40, por duas vezes, Toni começou os milagres. Edson Ratinho, na direita, chutou cruzado e Toni espalmou para escanteio. Na cobrança, Gilberto testou firme e Toni agarrou.

E aos 42, mais duas doses de Toni: primeiro Nando, dentro da área, chutou e o goleiro colocou para escanteio, e na cobrança, Vitinho chutou a queima roupa e o goleiro, arrojado, pegou antes dela bater no travessão. A pressão seguiu até os 51 minutos de jogo, quando o juiz apitou e a torcida fez a festa, principalmente com Toni.

FICHA TÉCNICA

VILA NOVA 1 X 0 MOGI MIRIM

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO

Data: 01/09/2013

Horário: 10 horas

Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes:  Westhane Cassiano Matos (DF) e Risley Pinheiro Martins (DF)

Público e Renda: 8.860 pagantes/ R$173.830,00

GOL: Róbston 39′ 1T (1-0)

VILA NOVA: Toni; Arthur, Vítor, Douglas Assis e Leonardo (Allan); Alisson, Osmar (Tiago Cametá), Robston e Weslley; Marco Aurélio e João Sales (Felipe Alves)

Técnico: Heriberto da Cunha

MOGI MIRIM: Alex Alves; Paulo Ricardo (Rossi), Wesley Ladeira, Gilberto e César (Vitinho); Danilo Baia, Leomir (Romarinho) e Aloísio e Edson Ratinho; Serginho e Nando.

Técnico: Ailton Silva