Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vilmar define PSD em “oposição civilizada” a Caiado e deixa formação de alianças para 2022

O presidente regional do PSD, Vilmar Rocha, afirma à Coluna que, apesar das disputas internas ocorridas em fevereiro, na esteira da filiação de Henrique Meirelles, o partido continua com postura de independência em relação ao governo de Ronaldo Caiado (DEM). Mais ainda, o ex-deputado federal aponta que a sigla faz oposição à gestão estadual.

“É uma posição de independência. Não aquela de oposição a qualquer custo, oposição a tudo e a todos. Isso é coisa do passado, não tem mais sentido. O debate político amadureceu e hoje a independência significa, vamos assim dizer, uma oposição civilizada, de alto nível, racional. Capaz de apoiar aquilo que apoiar aquilo que considera certo e criticar aquilo que está errado, sem ter compromissos com a administração”, define.

Vilmar Rocha aponta que o partido tem foco, neste ano de 2021, na formação de chapas próprias para a eleição de deputados estaduais e federais e que as definições sobre aliança ficam para o próximo ano, principalmente a partir de março, quando se abre a janela partidária. “É inócuo decidir agora, quando as decisões só serão tomadas para valer em março. Então, nós temos que deixar para o início do ano que vem as decisões de alianças e candidaturas majoritárias e concentrar agora na formação de chapas proporcionais”, avalia.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Sem antecipação

A posição de Vilmar coincide com momento de insistência do senador Vanderlan Cardoso na tentativa de antecipar acordo com a base de Ronaldo Caiado, com a proposta de indicar Henrique Meirelles para a disputa ao Senado. O governador tem afirmado publicamente que as definições eleitorais ficam para 2022.

Ao trabalho!

Para o presidente do PSD, a proposta de Meirelles ser candidato ao Senado é “natural” e “interessante”, mas ressalta que é preciso realizar agora trabalho de viabilização. “O nome dele é ótimo, mas é preciso trabalhar para construir qualquer projeto majoritário”.

Preocupação

Vilmar Rocha concorda com a adesão do PSD à ação do PMN, que aponta fraude e pede a anulação da eleição em Goiânia, mas ressalta que a posição foi pedida por Vanderlan e comandada pela direção metropolitana. “Nós estamos muito preocupados com a qualidade da gestão. Tanto do ponto de vista político, quando do ponto de vista administrativo. Nos preocupa muito e nós vamos acompanha isto”.

Passado

Apesar da adesão à ação do PMN, Vilmar aponta que “a eleição passou, já aconteceu, é fato consolidado, mas nós todos temos que acompanhar a qualidade da gestão”.

Saldo total

Na balanças das relações entre Câmara Municipal e prefeitura de Goiânia, ficou assim: no mesmo dia em que vereadores da base do Paço se movimentaram e conseguiram o arquivamento da proposta que anteciparia a eleição da Mesa Diretora – e poderia dar mais dois anos no cargo ao atual presidente, Romário Policarpo – o Patriota, partido de Romário, confirmou a indicação do novo Secretário de Planejamento e Habitação.

Vitória

A confirmação de Valfran Ribeiro já havia sido antecipada pela Coluna, mas só foi confirmada pelo Paço ontem, depois do fim da quebra de braço que durou quase um mês, entre o Patriota e o setor imobiliário em conjunto com vereadores do MDB.

Refém

Na sessão plenária, na Assembleia Legislativa, o deputado Henrique Arantes (MDB) usou a tribuna para defender sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO). Ele afirmou que a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e Associação Goiana de Municípios (AGM) defendem o órgão, pois “são reféns” do órgão.

Posições

É que presidente da FGM, José de Sousa Cunha, se manifestou oficialmente contra a PEC. Para ele, a extinção do Tribunal representaria uma perda ao estado e do trabalho de qualificação dos gestores municipais.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.