Sagres em OFF
Rubens Salomão

Vilmar Mariano inicia reforma no secretariado em composição para eleição de 2024

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), começa nesta terça-feira (17) processo de reforma administrativa com nomeação de três novos auxiliares. As trocas cumprem papel duplo de imprimir digital própria do ex-vice-prefeito de Gustavo Mendanha (Patriota) na administração e de sacramentar composições partidárias e com lideranças que deverão fundamentar a coligação em torno de Vilmarzin para a disputa da reeleição, em 2024.

Publicamente, o prefeito alega que o processo não passa de “mudanças pontuais” e que uma reformulação mais ampla só será realizada em 2025, no caso de reeleição. A intenção é não romper diretamente, ainda, com o legado de Mendanha e, consequentemente, de Maguito Vilela no município. Até agora, o principal adversário de Vilmar tem origem na própria base mendanhista: o presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza.

As primeiras mudanças no primeiro escalão da gestão municipal serão realizadas nas pastas de Articulação Política; Ciência, Tecnologia e Inovação e na Secretaria de Indústria e Comércio, que teve como indicação o nome do contador Felismar Antônio Martins. Ele foi indicado pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).

Origem

Filiado ao Patriota, Felismar tem sua indicação sacramentada pela Aciag onde é diretor-secretário. Ele já chefiou a mesma pasta entre 1997 e 2004 e já passou por espaços na administração pública como na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).

Figurinha carimbada

O ex-deputado estadual Marlúcio Pereira que já esteve na administração de Gustavo Mendanha retorna à gestão, agora como da secretário de Articulação Política. Ele saiu para ser um dos coordenadores da campanha de Mendanha ao Palácio das Esmeraldas.

Programa

Sandro Christopher, que é servidor de carreira da Guarda Civil Municipal (GCM) e estava liderando o Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), vai assumir a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A pasta é responsável, entre outras atribuições, pelo projeto ‘Cidade Inteligente’. Na administração do ex-prefeito Maguito Vilela, Sandro foi secretário de Defesa Social.

Foto: Wesley Costa

Segurança

O Sindicato dos Policiais Civis no Estado de Goiás (Sinpol) apresentou pedido de providência ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) para pedir aumento na quantidade de vagas no concurso público da Polícia Civil (PCGO). O principal argumento é de que o número inicial não supre a demanda por efetivo.

Números

O último concurso para a PCGO, que encerrou inscrições em novembro, oferece 820 vagas divididas entre agente de polícia de 3º classe, escrivão de polícia de 3º classe e papiloscopista policial da 3ª classe. O presidente do Sinpol, Renato Ricardo, aponta que a quantidade é insuficiente.

Demanda

“Hoje nosso teste de pessoal é em torno de 3.500 policiais. Deveríamos ter um preenchimento de mais ou menos 3.500 vagas para a Polícia Civil rodar com um número próximo do necessário”, afirma.

Ampliação

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Carlos Alberto França, determinou a criação de três varas de recuperação empresarial e falência. A medida visa atender a demanda das comarcas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Goianira, Inhumas, Nerópolis, Senador Canedo e Trindade.

Debate

O atendimento nessas áreas foi tema do painel de abertura do 4° Congresso de Direito Empresarial do Centro-Oeste, realizado em Goiânia pela OAB-GO, no fim de 2022. A ampliação foi defendida em Goiás pelos palestrantes ministro Og Fernandes (STJ), juiz J. Leal de Sousa (TJGO) e o desembargador Manoel Pereira Calças (TJSP).

Fernando Haddad (Foto – Fábio Rodrigues – Agência Brasil)

Mensagem

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (16), em Davos, que leva três recados ao “Fórum Econômico Mundial – político, econômico e ambiental”: respeito à democracia, sustentabilidade fiscal com justiça social e reindustrialização com sustentabilidade ambiental.

Posição

“Recado político é a questão democrática, o compromisso do Brasil de dar suporte para essas jornadas democráticas que o mundo está vivendo, sobretudo na América do Sul, e reforçando o compromisso do Brasil com o combate a todos os tipos de extremismos”, afirmou Haddad ao chegar ao hotel em que se hospedará na cidade suíça que sedia o Fórum Econômico Mundial.

Mais lidas:

Leia também: