Os Institutos Vini Jr. e Alok inauguraram, na terça-feira (11), o primeiro Centro de Tecnologias Educacionais Base (CTs Base) na Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman, localizada em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Este evento, que contou com a presença de representantes dos institutos, alunos e professores, marcou o início de um projeto inovador voltado à educação em escolas públicas, com ênfase na educação para relações étnico-raciais.

O CT Base, fruto da colaboração entre o renomado jogador de futebol Vini Jr. e o DJ de fama internacional Alok, combina elementos de futebol e tecnologia com ações sociais para melhorar o desempenho escolar e promover a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

O centro está equipado com televisores, tablets, notebooks e smartphones fornecidos pela empresa WAAW. O ambiente é especialmente decorado com temas de futebol e música, incluindo um chão de grama sintética e decoração temática da dupla. Os CTs Base têm como objetivo principal apoiar o ensino e a inclusão digital, especialmente para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto Base Ancestral planeja inaugurar um segundo centro na cidade de Ituberá, na Bahia, com abertura prevista para o segundo semestre deste ano. O projeto também prevê a interação entre os personagens Vini Jr. e Alok no Aplicativo Base, um software educacional desenvolvido pelo Instituto do jogador e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Contribuição para o futuro

Nesse ambiente virtual, os personagens incentivam e empoderam os alunos em disciplinas tradicionais e na seção de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Além disso, o projeto oferecerá suporte contínuo aos docentes e promoverá oficinas que abordam essas temáticas.

 “Essa escola, com raízes quilombolas, nos traz uma grande lição sobre a educação como um processo de troca, de valorização de saberes e de conhecimentos compartilhados entre educadores e educandos. O Instituto Vini Jr. e o Instituto Alok estão juntos para que esse espaço valorize ainda mais a sua ancestralidade e potências”, diz Victor Ladeira, diretor executivo do Instituto Vini Jr., em entrevista ao site Mundo Negro.

“Contribuir para o melhor rendimento escolar dos alunos da escola pública é um desejo do Instituto Alok, e estamos felizes em encontrar no Instituto Vini Jr. a parceria que nos permite vislumbrar bons resultados. Temos certeza de que a presença de personagens que representam Alok e Vini Jr. no aplicativo ofertado aos alunos e professores será um estímulo a mais para as crianças, além de toda a ambientação do espaço físico nas escolas com elementos do futebol e da música”, destacou Devam Bhaskar, diretor do Instituto Alok.

“A ênfase que estamos colocando no desenvolvimento da educação antirracista e de valorização das culturas ancestrais reflete o compromisso de ambos os institutos por uma educação capaz de gerar uma nova consciência sobre a formação da civilização brasileira”, completou.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia também: