A proposta de liberação da barragem do ribeirão João Leite para atividades de lazer foi tema de uma audiência pública realizada nesta semana. O objetivo foi discutir os planos de uso público para lazer e de manejo do Parques Estaduais João Leite e Altamiro de Moura Pacheco.

Acerca do tema, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis, em entrevista à Sagres, disse que a proposta ainda está em fase de consulta pública e que é muito importante que a população dê sua opinião.

Ouça:

Ouça ““Visitação vai promover a educação ambiental”, diz secretária sobre atividades de lazer no João Leite” no Spreaker.

“Todo o processo envolve uma ampla consulta pública e ainda estamos nesta fase, sendo muito importante que a população contribua, para chegarmos a um consenso sobre o uso do reservatório. Foi feito um levantamento de impactos ambientais e por isso estão previstas atividades como pedalinhos e canoagem, por exemplo, sem a permissão de nada motorizado”, explicou Andreia.

Questionada sobre não seria um contrassenso a Secretaria de Meio Ambiente propor atividades de lazer em um reservatório que é utilizado para o abastecimento da população, Vulcanis afirmou que liberar a visitação a um parque ecológico visa promover a educação ambiental.

“O reservatório fica dentro de dois parques estaduais que já foram criados para proteger todo o ecossistema da região, sobretudo à qualidade da água. Estes parques também tem como proposta regida por lei promover a educação ambiental e melhorar as relações do homem com a natureza, que é exatamente o objetivo da proposta,” afirmou a secretária.

Confira a entrevista completa:

Leia mais: