Principalmente no mundo ocidental, por conta da influência do Cristianismo, no dia 25 de Dezembro se comemora o Natal, ou nascimento de Jesus Cristo. Para Católicos, Protestantes e Espíritas a data representa uma reconexão com o Divino, um momento de fraternidade e união entre familiares e amigos, mas nem sempre foi assim.

As primeiras comemorações religiosas celebradas nesta época do ano tem origem pagã. Os Romanos, por exemplo, festejavam o Dies Natalis Solis Invict que celebrava o dia do Deus Sol, durante o início do solstício de inverno no hemisfério norte, que simbolizava a volta do sol. Outra festa importante era a Saturnália que tinha como objetivo homenagear o Deus Saturno. Essa festa também pertence à cultura romana, e, para muitos historiadores, é a verdadeira origem da celebração natalina.

Os persas também celebravam suas divindades no dia 25 de Dezembro, em especial o Deus Mitra. Os mesopotâmicos tinham comemorações nessa época, o Zagmuk. Além dos povos citados, os Germânicos no geral, incluindo os Vikings, festejavam o Yule, uma festa bem atípica que durava cerca de 12 dias, e tinha como ponto central a fertilidade e a devoção para familiares e amigos já falecidos.

O natal que conhecemos hoje, o Cristão, só passou a ser comemorado nessa época do ano a partir do Século 2, através de uma convenção feita dentro da Igreja Católica. A intenção era ofuscar as festas pagãs que já existiam nesse período, algo que funcionou. Como não se tinha certeza da verdadeira data do nascimento de Jesus Cristo, a igreja, séculos à frente, oficializou a data como o nascimento do Messias.

Ao longo da Idade Média foram acrescentadas tradições na festa, como a árvore de natal, a decoração das casas e a ceia. Além do Papai Noel, que para a criançada, talvez seja a figura mais importante das festas natalinas. O bom velhinho nasceu por volta do século 3, na figura de São Nicolau de Mira, que era conhecido por sua generosidade a entregar presentes a crianças mais humildes. Com o tempo, a imagem foi se modificando, até alcançar a dos dias atuais. Um senhorzinho de barbas brancas, vestes vermelhas, que viaja em um trenó com muitos presentes na bagagem.

O SagresOnline te deseja um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: