A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios a professores e alunos. Desde a organização do trabalho pedagógico remoto, o diálogo com as famílias e até com outros setores. Para refletir criticamente sobre esse momento, o Centro de Referência em Educação Integral lançou nesta sexta-feira (27) a campanha #Reviravolta na Escola.

Um dos assuntos a serem amplamente discutidos com a iniciativa é a volta às aulas presenciais, como destaca a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda, em entrevista à Sagres TV nesta sexta (27).

“Nós temos que pensar, sem dogmas nem barreiras, temos que nos concentrar e pensar na volta às aulas. São milhões de crianças e jovens no Brasil que estão desde março sem ir às escolas. E temos de lembrar que grande parte das categorias profissionais já voltaram para o trabalho e a escola continua fechada, o que é mais ou menos um sinal do descaso que existe em relação à Educação no Brasil. Essa é uma grande oportunidade para discutir a volta às aulas mas também para dar uma reviravolta na escola. A gente vai voltar do mesmo jeito? Será que não aprendemos nada? Então estamos levantando essa campanha”, afirma.

Diante da aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) da resolução que permite que o ensino remoto nas escolas públicas e particulares se estenda até 31 de dezembro de 2021, 78,2% das redes municipais já sinalizaram que irão trabalhar com o formato, como mostrou uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Sobre a SM Educação

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país.

Sobre a Fundação SM

Criada em 1977, com o intuito de devolver à sociedade os benefícios gerados pela SM Educação, a Fundação SM tem a missão de contribuir para o desenvolvimento integral dos indivíduos por meio da Educação. Nesse sentido, trabalha para fortalecer a educação pública, de forma colaborativa com os governos municipais, estaduais e federal, organismos internacionais, organizações da sociedade civil, institutos e fundações.

Confira a entrevista a seguir