Claudinei Oliveira explica contratação de Walter e diz que acredita em retorno do atacante (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

O primeiro dia de treinamento de Walter agradou ao técnico Claudinei Oliveira. Anunciado quarta-feira como novo reforço do Goiás, o centroavante fez exames médicos na quinta-feira e já deu início ao trabalho físico nesta sexta-feira. Questionado pela diretoria se aceitaria o retorno de um dos ídolos da torcida, Claudinei aprovou e se mostrou empolgado com a chegada do atacante.

“Eu acredito no Walter como jogador e no ser humano. Ele nos passou uma mudança de postura. Vamos abrir essa porta e espero que ele tenha sucesso nessa volta ao Goiás”, disse o treinador.

A contratação de Walter pelo Goiás teve grande influência de Hailé Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo esmeraldino. Após seguidos pedidos do jogador para retornar, o dirigente foi convencido e conversou com o comando executivo para sacramentar o retorno de Walter.

Na reunião com o presidente Marcelo Almeida, vice-presidente Mauro Machado e com gestor de futebol Túlio Lustosa, Hailé e Walter usaram o lado emocional, situação que sensibilizou o grupo.

“Em primeiro lugar é o lado humano da coisa. O Walter tem uma história bonita no Goiás. Decidiu sair para o Fluminense e depois retornou, mas não foi feliz. O atleta buscou a direção do clube, abriu seu coração, disse que vive um momento difícil na carreira. Ele está infeliz porque é um atleta que não pode exercer a sua profissão. Eu conversei com alguns dirigentes, eles perguntaram se eu tinha alguma objeção, eu disse que de maneira alguma. Temos de dar oportunidade para o ser humano”, explicou Claudinei Oliveira.

Apesar do sentimento de solidariedade, a comissão técnica esmeraldina garante que não vai perdoar deslizes e espera uma postura profissional de Walter em seu segundo retorno ao Goiás.

“Na minha conversa com o Walter, na quarta-feira, eu pedi para ele empenho. Todos sabemos que ele é muito acima da média tecnicamente. Já teve grandes performances mesmo sem estar 100%. Ele prometeu muito empenho, vai ter um grande tempo para se preparar, isso tira a pressão daqueles questionamentos sobre quando ele vai estrear. Estamos todos trabalhando para ele brilhar. Quem vai dizer se está certo ou errado é o tempo. Isso vamos ver no final”, garantiu.

Um dos aliados de Walter para voltar a brilhar pelo Goiás é o preparador físico Robson Gomes. A dupla trabalhou no clube em 2012 e 2013, período em que Walter viveu o seu melhor momento na carreira. Porém, Claudinei não quer colocar a responsabilidade em Robson de colocar Walter em forma.

“O Robson tem esse know-how, já trabalhou com o Walter. O Walter confia muito no Robson. Mas quem vai fazer a coisa acontecer é o Walter. Vamos fazer a programação, mas ele precisa cumprir. Mais do que nós, o importante é o Walter. Já tivemos esse feedback hoje pelo trabalho pela manhã. Ele está muito interessado, muito à vontade. Seremos facilitadores, mas quem vai fazer acontecer é o Walter”, finalizou.