Abraham Weintraub anunciou que vai deixar o Ministério da Educação e que inicia a transição nesta quinta-feira (18). O ministro fez o anúncio em vídeo ao lado do presidente Jair Bolsonaro na tarde de hoje, e publicado nas redes sociais.

“Sim, desta vez é verdade. Eu estou saindo do MEC e vou começar a transição agora. Nos próximos dias, eu passo o bastão para o ministro que vai ficar no meu lugar, interino ou definitivo”, diz Weintraub no vídeo.

No vídeo, Weintraub diz que vai continuar apoiando o presidente, e que foi convidado para assumir a diretoria do Banco Mundial. O ministro disse ainda estar preocupado com a segurança da própria família.

“Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída, não cabe. O importante é dizer que eu recebi o convite para ser diretor de um banco. Já fui diretor de um banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial”, afirma.

No vídeo, o presidente diz ao ministro que os compromissos estão mantidos, e que o momento é “difícil” e que ele precisa de “confiança”.

“É um momento difícil, todos os meus compromissos de campanha continuam de pé. Busco implementá-lo da melhor forma possível. A confiança você não compra, você adquire. Todos que estão nos ouvindo agora são maiores de idade, sabem o que o Brasil está passando. E o momento é de confiança. Jamais deixaremos de lutar por liberdade. Eu faço o que o povo quiser”, diz Bolsonaro.