O número de casos de Dengue em Goiás está em alta. Até o momento, já são mais de 21 mil confirmados da doença, somente em 2024. Uma das medidas envolve a participação popular, com o envolvimento de alunos de escolas públicas.

O Ministério da Saúde informou que há uma mobilização nas escolas públicas do país contra o mosquito Aedes aegypti. Além de chamar e sensibilizar estados e municípios, a ação também faz parte da retomada do Programa Saúde na Escola, reestruturado em 2023

A ação é realizada em conjunto pelos Ministérios da Saúde e da Educação, ressaltando a urgência de combater o mosquito.

Segundo o governo, serão 20 semanas de atividades e engajamento das comunidades escolares. No âmbito do programa, 25 milhões de estudantes serão orientados em mais de 102 mil instituições públicas de ensino, sendo 2.782 em Goiás.

Segundo o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios.

Entre os locais esão vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS- Saúde e Bem- Estar.

Leia mais

Governo quer mobilizar 25 milhões de estudantes para combater a dengue