De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box em 2023, embalagens sustentáveis já são importantes para 76% dos consumidores brasileiros. Segundo o estudo, 56% dos consumidores do país preferem restaurantes que usam embalagens sustentáveis e que estampam o selo de sustentabilidade.
A preocupação com o consumo e como os produtos estão sendo produzidos é cada vez maior entre as pessoas no Brasil e no mundo. Essa percepção é visível nas embalagens, pois o setor deve crescer muito nos próximos cinco anos. Dados da Mordor Intelligence indicam que o mercado de embalagens biodegradáveis está estimado em US$105,26 bilhões em 2024 e o de embalagens sustentáveis em US$292,71 bilhões.
Embalagens biodegradáveis possuem um processo de decomposição natural por microorganismos que convertem o resíduo em biomassa, água ou dióxido de carbono. Esses microorganismos podem ser algas, bactérias ou fungos. Segundo a ABNT, embalagens biodegradáveis devem quebrar em pedaços de 2 milímetros em até 90 dias.
As embalagens sustentáveis, por exemplo, são produtos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis ou orgânicos. Sua produção reduz impactos ambientais no descarte e não demandam muita energia e recursos naturais, além disso, tem uma boa Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).
*Com o portal Notícia Sustentável
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: