Na 37ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” o goiano Peterson Castro. Jogador de handebol desde os dez anos de idade, o atleta já participou de inúmeras competições em todo Brasil e desta vez, foi convocado para representar o Brasil em dois campeonatos internacionais da categoria master, a Copa América e o Mundial de Handebol. No entanto, sua presença nos campeonatos depende de patrocínio.

Peterson Castro (Foto: Arquivo pessoal)

A Copa América será realizada no mês de abril, no Chile. O Mundial será sediado na Croácia, mas ainda não tem data definida. Devido a pandemia da Covid-19, as autoridades de saúde estão avaliando o cenário epidemiológico para determinar uma data para a competição.

Peterson Castro cobrou investimentos no esporte brasileiro, não só no handebol, mas também nas demais modalidades especializadas. Prestes a completar 44 anos, o goiano destacou que o esporte abriu muitas portas na sua vida e o proporcionou a oportunidade de fazer várias especializações, através de bolsas de estudo.

Os interessados em ajudar Peterson Castro a participar da Copa América e o do Mundial de Handebol, podem entrar em contato pelo Instagram @peterson.de.castro ou pelo telefone (62) 99607-5193.

>>> 9&Gol #36 | Novo treinador do Goiânia Rednecks destaca retorno da equipe ao Brasileirão de Futebol Americano
>>> 9&Gol #35 | Pesquisadora detalha edital sobre estudos das mulheres do futebol
>>> 9&Gol #34 | Goianão 2022 será marcado por presença feminina dentro e fora das quatro linhas

Você pode ouvir 9&GOL no Sagres Online, no app Rádio Sagres, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Sound Cloud ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga 9&GOL, para ser avisado sempre que tiver novo episódio

Viralizou, repercutiu e virou pauta

O velocista Paulo André Camilo, participante do camarote da edição 2022 do Big Brother Brasil, foi convocado para disputar Sul-Americano de Atletismo. A notícia chamou atenção nas redes sociais, já que o atleta  já havia afirmado que não disputaria a temporada indoor. Pouco após a convocação, o pai e treinador do atleta, Carlos Camilo enviou à CBAt um pedido de dispensa; a confederação fez lista a partir de ranking até fevereiro.

O nome o ‘brother’ apareceu na lista de convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo para disputar a prova de 60m rasos no Campeonato Sul-Americano Indoor, que acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, na Bolívia. No entanto, Paulo André permanece no reality show.

Carlos Camilo, explicou que o velocista já não participaria dos eventos indoor deste início de ano independentemente do BBB. Para participar do programa, o velocista capixaba chegou a abrir mão de dois Mundiais da modalidade.

Outro destaque da semana, foi a primeira edição da Supercopa de futebol feminino. O Corinthians se sagrou campeão após vencer o Grêmio por 1×0, com um gol da meia Gabi Zanotti aos 48 minutos da etapa final. A partida foi sediada na Neo Química Arena e contou com um público de 19.547 pessoas.

A competição também ficou marcada pela estreia da narradora do Sportv Renata Silveira. Pela primeira vez na história uma mulher comandou um transmissão esportiva na rede aberta da TV Globo. Pioneira, Renata narrou a semifinal entre Flamengo e Grêmio e a decisão da Supercopa, entre Corinthians e Grêmio.

Mulheres na História

Duda Amorim é um dos principais nomes do handebol feminino brasileiro sendo escolhida como a melhor jogadora do mundo da década, de 2011 a 2020. Em títulos, Duda conquistou o tricampeonato dos jogos pan-americanos, dois ouros e uma prata no Campeonato Pan Americano. Além disso, em 2013, o Brasil conquistou de forma inédita o Mundial que aconteceu na Sérvia. Duda foi eleita a melhor jogadora do torneio e a melhor do mundo em 2014. Tornou-se a primeira brasileira a conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa. Atualmente, Duda se aposentou das quadras.

*Com colaboração de Mariana Tolentino.