Encontro de apoiadores em Zurique também está na programação

O superintendente da Rede Pró-Aprendiz, Valdinei Valério, participa nos dias 11, 12 e 13 de junho, em Genebra, na Suíça de mais uma etapa na preparação do G20, encontro dos 20 países mais desenvolvidos do mundo, que será realizado em novembro, em Buenos Aires, Argentina.

Um dos poucos brasileiros na equipe de coordenação, Valdinei vai representar a Rede Pró-Aprendiz na reunião de cúpula dos coordenadores dos temas, com a presença de representantes de vários países. Os temas em discussão serão educação, trabalho e inclusão.

“O emprego decente, capacitação e atualização profissional e contínua, desenvolvimento local sustentável para a promoção do trabalho, fortalecimento da seguridade social, acesso inclusão e permanência na escola, acompanhamento da trajetória educativa, financiamento a educação de qualidade e justiça educativa são temas que precisam ser, de fato, inseridos nas políticas públicas governamentais para tirar os nossos jovens da zona de perigo”, destaca o coordenador.

Os grupos buscam, de acordo com o coordenador, principalmente, que políticas públicas sejam implantadas de forma global. Isso significa que, entre outros aspectos, o sistema de formação de professores tem que contínuo e localizado. “Os projetos precisam ser específicos, de acordo com áreas de maior interesse e os sistemas de avaliação e autoavaliação de professores que contemplam processos”, explica Valdinei Valério ao afirmar que a preparação para o G-20 é mais que a busca por resultados, mas “o compartilhamento do conhecimento adquirido e processos de aprendizagem individuais”.

O superintendente da Rede Pró-Aprendiz reitera que “a educação é o direito dos direitos” e é a maneira fundamental de acessar outros, como o trabalho e a segurança social. “A educação de qualidade e igualitária é uma das formas de quebrar o círculo de reprodução da pobreza”, complementa Valério. Segundo ele, embora na maioria dos países do G20 a educação seja obrigatória, o número de anos de escolaridade e de jovens que realmente se formaram é muito heterogêneo. Um dos principais pontos é reforçar o papel do professor como agente-chave no processo de formação.

O evento em Zurique é mais uma etapa na preparação do grupo C20 – um dos sete de envolvimento independentes compostos por organizações da sociedade civil – para a participação o encontro do G20. “Vivemos em um mundo sem fronteiras, com muita facilidade de movimentação, especialmente para os jovens, que buscam oportunidades em todo o planeta, por isso a importância de que iniciativas mais adequadas e equacionadas sejam implantadas, visto que o que atinge um país tem reflexo nos outros”, destaca.

Em seguida ao C20, o superintendente participará de encontros com apoiadores da Rede Pró-Aprendiz, entre ele, Suice Fundation e Fundação Tutador, em Genebra e Jacobes Fundation, em Zurique.

Rede Pró-Aprendiz

A Rede Pró-Aprendiz é uma aliança nacional que, por meio de parcerias, fortalece o desenvolvimento socioeconômico e promove a inserção de jovens no mundo do trabalho a partir de programas de Socioaprendizagem. Essa política para a juventude tem ganhado força nos países em desenvolvimento especialmente devido a vulnerabilidade dos jovens, que estão cada vez mais expostos a escalada da violência.