Praça Burle Marx, no cruzamento da Rua C-248 com a Avenida C-233, no Jardim América (Foto: Sagres TV) 

Com 700 metros quadrados, a revitalizada Praça Burle Marx, no cruzamento da Rua C-248 com a Avenida C-233, no Jardim América, agora tem piso tátil, com sinalização para cegos, e um exclusivo mosaico com pedras portuguesas. Vizinha da praça, a dona de casa Maria dos Anjos gostou do resultado: “Vai ficar muito bom para passear por aqui, para trazer os netos”.

A revitalização foi feita por meio do projeto Adote uma Praça, que é uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a iniciativa privada. As obras na praça foram feitas por uma empresa de engenharia que, ao lado, constroi o mais alto edifício de Goiânia. A Revitalização custou 400 mil reais, valor que inclui a instalação de sinaleiros na Avenida C-233. Os responsáveis disseram que tudo foi feito em cerca de 60 dias, quando o previsto eram 180 dias.

A praça ocupou espaço onde havia uma pequena rua. Já a rua C-248 passou a ter sentido único. O projeto de paisagismo foi feito pelo escritório Burle Marx, criado pelo renomado paisagista Roberto Burle Marx , que morreu em 1994. “A equipe do Burle Marx criou um mosaico de pedras portuguesas que é exclusivo. Pelo contrato, esse traçado não pode ser repetido em nenhum outro lugar do Brasil ou do Mundo”, diz Paulo Silas, um dos diretores da Sim Engenharia, responsável pela obra.

Vizinhos reclamaram da ausência de bancos, mas os responsáveis pela obra garantiram que muitos serão instalados nos próximos dias. A reinauguração da praça contou com a presença do prefeito Iris Rezende que fez um paralelo entre parcerias público-privada e os mutirões que no passado marcaram suas administrações.

Além desta iniciativa de hoje, por meio do projeto Adote uma Praça, também estão sendo revitalizados os históricos coreto e relógio da Avenida Goiás. Henrique Alves, secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplan) diz que outras 20 parceiras estão prontas para serem iniciadas. “Ganham todos. Moradores recebem locais revitalizados e as empresas podem fazer publicidade, por exemplo, nos bancos das praças”, diz o secretário. Ele lembra que a manutenção desses locais também é de responsabilidade das empresas que os revitalizaram”. 

Confira a reportagem de Silas Santos 

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