Amigos, o Ouvindo Cinema desta semana mergulha no mundo do jazz através do filme “Brooklyn sem Pai nem Mãe“, do diretor e ator Edward Norton. A música do longa foi entregue a alguns talentos dessa arte, como Daniel Pemberton e o estupendo Wynton Marsalis. Confira o trailer no final do texto.
Todo esse aparato musical foi necessário pelo fato de que o filme retrata uma narrativa na cidade de New York, da década de 50 e 60. Nesse período o jazz fervia nos porões dos clubes de jazz e nas boates, como a Village Vanguard e a mais que famosa Blue Note, que ainda hoje funcionam.
O filme baseado na obra de Jonathan Lethem e roteirizado pelo próprio diretor Norton, conta a história de um detetive particular bem diferente que carrega uma doença muito estranha chamada síndrome de Tourette. A doença tira do paciente o controle sobre o que diz em voz alta. Tiques nervosos que vez por outra parecem engraçados para quem observa.
Lionel, o personagem de Norton, precisa descobrir quem matou o seu melhor e único amigo Frank Milis, vivido pelo ator Bruce Willis. Para isso, Lionel vai fundo nas investigações desde clubes de jazz pelo Harlem, até os cortiços sombrios do Brooklyn e nas suntuosas propriedades dos figurões de New York.
A curadoria musical de Wynton Marsalis traz partituras originais de Charlie Parker, Thelonious Monk e Charles Mingus, entre outros. No tema de abertura Edward Norton foi buscar uma música de Thom Yorke da banda Radiohead. Isso porque quando lia o livro de Brooklyn, do autor Jonathan Lethem, de 1990, ouvia exatamente a valsa do compositor, que, segundo ele, pontuava muito bem o tipo de funcionalidade da mente de Lionel.
Uma outra curiosidade é a interpretação do tema de Yorke, pelo baixista da banda Red Hot Chili Peppers, Flea. Para quem ama o Jazz esse filme é um prato muito bem temperado de grandes swings. O filme está em exibição na décima terceira mostra de cinema “O Amor, a Morte e as Paixões”, na rede Lumière.
Confira o trailer do filme Brooklyn sem Pai nem Mãe:
Confira a trilha sonora de Brooklyn sem Pai nem Mãe
Música tema do filme
Delilah
Daily Battles
Relaxing With Lee
Blue Walk
Round About Midnight
Woman in Blue
Confira as edições anteriores do Ouvindo Cinema
Ouvindo Cinema #27 | Trilha sonora do filme “A Música da Minha Vida”
Ouvindo Cinema #26 | Vencedor do Oscar “Adoráveis Mulheres”
Ouvindo Cinema #25 | Ford vs Ferrari, indicado ao Oscar por sua sonora
Podcast Ouvindo Cinema
A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.
Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.