Foto: Reprodução / Internet

O governador Ronaldo Caiado confirmou na manhã desta quinta-feira (27) que um homem foi internado em isolamento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, chamado de Covid-19. Segundo o governador, o resultado do exame do paciente pode ser divulgado na tarde de hoje. O paciente tem 22 anos.

Mais tarde a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que três pacientes deram entrada no HDT sob suspeita de infecção. Uma mulher não apresentou evolução do quadro e foi liberada. Outros dois seguem internados na unidade, em observação. Tratam-se de uma senhora e do rapaz de 22 anos.

Ele regressou de viagem à Itália há 11 dias e foi encaminhado ao HDT pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Itaipu. A SES não divulgou informações sobre a outra paciente internada. Ambos tiveram material coletado para realização do exame no Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). O resultado deve sair em até 72 horas.

Segundo Caiado, Goiás é nível zero para o coronavírus, ou seja, não há nenhum registro de caso. Ele diz que mesmo que haja alguma confirmação, o Estado está preparado para combater a doença. “Goiás é o Estado que mais se preparou para enfrentar o coronavírus. Ninguém cumpriu os protocolos como nós”, disse ele em entrevista coletiva à imprensa no HDT na manhã de hoje.

Segundo o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, que acompanhou a visita de Caiado ao hospital, Goiás se encontra no que é considerado nível 0. “São cinco níveis, indo até 4. Zero é quando não há nenhum caso confirmado”, explicou. Alexandrino informou que o rapaz foi internado porque preencheu requisitos do protocolo para a doença. Ele esteve na Itália e estava com dificuldades respiratórias.

O governador afirmou ainda que não há motivos para pânico. Segundo ele, o Lacen é um dos quatro laboratórios do país referenciados para fazer exame do coronavírus e que o HDT também é uma unidade de referência do tratamento dessas doenças. “Não se pode criar clima de pânico na sociedade. Goiás já tomou todas as providências. Tem sala de isolamento com segurança e corpo clínico preparado.”

Nesta quarta-feira (26) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil. O paciente se encontra em São Paulo, tem 61 anos e também esteve na Itália, na região da Lombardia, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. A Itália confirmou até hoje 14 mortes em decorrência de complicações do vírus. O número de casos registrados subiu de de 424 para 528. Em entrevista à Sagres 730 na terça-feira (25), a brasileira Cristiane Belmonte Patriota relatou que a população de Milão vive clima de muita apreensão

Alteração às 17h27 para atualização dos casos suspeitos no HDT

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tires as suas dúvidas e confira como se proteger da doença.