(Foto: Sagres On)

O Senador Vanderlan Cardoso (PSD) mandou um recado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a gestão federal diante da pandemia do novo coronavírus. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais na terça-feira (24), o goiano pede que o presidente gerencie as ações em todo o país. “Assuma o controle do nosso país, já tem prefeito fechando os limites de seu município, daqui a pouco o colapso é total, disse”. 

Para Vanderlan, as decisões individuais de autoridades estaduais e municipais são resultado da falta de autoridade do presidente. “Está cada um falando por si, cada governador, uns por questões políticas, outros às vezes querendo aparecer, mas outros também pela falta de ineficiência e ação de seu governo em atender esses estados e municípios”.

O parlamentar que faz parte da base de apoio do presidente frisou seu pedido de ação e diz que acredita no governo de Bolsonaro. Vanderlan Cardoso afirmou se sentir “bastante confortável” para fazer o apelo que considerou muito sério e importante: “Assuma o comando do nosso país, senhor presidente”.

Críticas ao ministro Paulo Guedes

O senador criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação a Medida Provisória que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário.  O Artigo 18 foi retirado da MP posteriormente. Vanderlan questionou como esse trabalhador cuidaria dos filhos, por exemplo. “Como é que pode isso? Eu tenho certeza que o senhor assinou mesmo sem o senhor ler”.

As críticas a Paulo Guedes foram ainda mais contundentes. “Já tive na presença do senhor, mas tinha até receio de fazer alguma pergunta. O senhor parece que é professor de Deus, precisa ser mais humilde”. Vanderlan pontuou ainda que Guedes precisa saber que “no Congresso Nacional tem pessoas que pensam, que sabe fazer conta”.

Recursos para enfrentar a crise

Vanderlan Cardoso questionou o motivo do governo não acionar as reservas internacionais para enfrentar a pandemia do coronavírus. “Como se fala em reservas, eu e toda a população entendemos que reserva é aquilo que temos para os momentos ruins como esse que estamos passando”. Segundo o senador, o Brasil possui 80% da reserva no tesouro dos Estados Unidos e 20% em bancos da Europa. “Foi comunicado por sua equipe econômica que o governo americano estaria disponibilizando 60 bilhões de dólares ao nosso país, não precisamos disso, temos que usar parte dessa reserva. Se usássemos 60 bilhões de dólares, já daria mais de 300 bilhões de reais para serem aplicados num momento tão difícil como este”, argumentou.

No Relatório de Gestão das Reservas Internacionais divulgado em março de 2019 pelo Banco Central, as reservas internacionais do Brasil totalizavam, pelo conceito caixa, US$374,72 bilhões. “Pegue parte dessa reserva, pegue parte do que tem nos fundos e repasse para projetos sérios”.

Confira a íntegra do vídeo

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/DFFo57k3DBA” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}