Nada melhor do que um dia primeiro, em plena segunda-feira, para começar um novo projeto. Ganhei do Sistema Sagres de Comunicação mais um espaço em suas inúmeras plataformas de divulgação de informações: um blog aqui, no Sagres Online.

A partir de hoje, reservo pelo menos uma publicação por semana para compartilhar experiências, opiniões, entrevistas e acatar sugestões de temas que muitas vezes não são abordados de forma mais aprofundada pela mídia.

Coincidentemente a estreia do meu blog acontece no mesmo dia em que Atlético Clube Goianiense e Goiás Esporte Clube iniciam de forma oficial os treinos presenciais. O time rubro-negro foi quem mais lutou pela liberação das atividades esportivas em Goiânia e conseguiu uma autorização da Prefeitura. Por isso foi o primeiro goiano a voltar aos gramados, mesmo que ainda somente em seu centro de treinamento.

Já a equipe esmeraldina, com uma posição um pouco mais cautelosa, convocou os jogadores e comissão técnica. Um grupo foi testado hoje, o outro passará por exames nesta terça (2). Somente com os resultados os jogadores vão à campo.

Apesar da estreia, neste dia 1/06/2020, entretanto, não há muito o que comemorar. Mesmo com esse retorno gradual dos treinamentos, ainda não se tem previsão de quando as competições serão retomadas no país. E cá entre nós, no momento em que muitas vidas estão sendo perdidas, essa discussão não é prioridade.

O retorno das principais ligas europeias não é um indicativo de que estamos preparados para seguir de imediato os mesmos passos. Nas minhas contas estamos cerca de 40 dias “atrasados” em relação ao estágio da covid-19 em países como Alemanha, Espanha e Inglaterra. Complicado, mas é preciso ter paciência.

Assim como eu, muita gente está sofrendo com a falta do futebol. Só que agora, ele pode esperar. Que tal utilizar esse espaço para, de alguma forma, matar a saudade dos estádios?

Enquanto isso, fique com as imagens dos primeiros movimentos de Atlético e Goiás nesse retorno aos centros de treinamentos:

>>> Goiás

>>> Atlético